A situação atual dentro dos presídios no Brasil - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 17/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os prisioneiros no Brasil são vistos com maus olhos perante a sociedade onde (Reveja pronomes relativos) dizem: "lugar de bandido é na cadeia" (Reestruture essa ideia). Os presídios atualmente são super lotados superlotados, com pequenos espaços, ali são abrigados homens que cometeram crimes como assassinato, furtos, ou foram pegos possuindo drogas. (Reformule as discussões iniciais e elabore a tese)

A cadeia é um lugar triste onde os presos passam a maior parte da vida dentro de grades sem ver o mundo externo. Quando saem de lá e vivem a experiência de ter passado anos no cárcere, (Sem vírgula) não querem voltar para esse lugar tão horrível e não cometem os crimes que cometiam antes, quando tem a oportunidade de ter saído com vida. (Abordagem superficial das discussões propostas)

Todavia, nas prisões entram celulares, tablets com acesso à internet para que sirva de comunicação entre o mundo do crime. Cadeias com pouco espaço e super lotadas, causando rebeliões entre os presos e os que estão soltos assaltam ônibus, lojas, bancos etc. em respostas ao mundo do crime. (Reformule as discussões apresentadas)

Portanto, para acabar com as rebeldias dos presos deveriam implantar mais trabalhos nas cadeias e não colocar tantos presos no mesmo lugar. Com isto acabariam com tanta violência nos próprios presídios, segurança máxima ao entrar visitas, para que não entre celulares ou nenhum objeto que comprometa o preso. (Reformule e elabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200