Em combate à visão punitivista - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 15/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em maio de 2019, (Sem vírgula) o Brasil testemunhou outra rebelião nos presídios de Manaus, a qual acarretou a morte de mais de 50 presos, em meio a disputa entre facções criminosas. Essa não é a primeira vez que o país presencia um massacre em presídios, o que evidencia a decadência desse sistema e o completo desrespeito aos direitos humanos. Nesse contexto, seja por superlotação dos presídios, seja por falta de oportunidades aos detentos para sua reabilitação, o atual cenário da situação carcerária brasileira tornou-se extremamente nociva para a sociedade.

Em primeira análise, nota-se que a superlotação dos presídios brasileiros - a qual chegou a 175% em 2018, segundo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM) - é agravada pela alta quantidade de encarceramentos provisórios. De fato, o mesmo órgão aponta que, (Sem vírgula) embora a Lei preveja a execução da audiência de custódia em até 24 horas para prisões em flagrante, cerca de 35% dos presos estão em detenção provisória no aguardo desse julgamento. Assim, sobrecarrega-se o sistema e impossibilita-se a separação por gravidade de delitos, estratégia apontada pelo filósofo Michel Foucault (?) como determinante para a completa reabilitação. (Reestruture as ideias apresentadas)

Além disso, o pensador também aponta outro pilar para a reabilitação social: a oferta de oportunidades de estudo e trabalho, também prevista na lei brasileira e, ainda assim, ausente na maioria dos presídios (Abordagem superficial da discussão). Dessa forma, abre-se brecha para que facções criminosas recrutem e dominem outros detentos, (Sem vírgula) que não possuem alternativas de sobrevivência num ambiente de alta periculosidade, transformando a prisão em uma escola do crime. Ao mesmo tempo, (Sem vírgula) urge a mudança de visão da sociedade contemporânea, a qual ainda clama pela prisão punitivista e não reabilitadora, motivo pelo qual mesmo Foucault (Melhore a construção de sentido) era cético em relação ao novo modelo prisional do século XX.

Portanto, medidas são necessárias para reverter o cenário da atual situação carcerária no país. Sendo assim, cabe ao Ministério da Justiça, em conjunto com Governos de Estado, a implementação de projetos de educação e trabalho, por meio de aulas suplementares do ensino básico, cursos profissionalizantes e encaminhamento de trabalhadores reabilitados para vagas de emprego, a fim de que o detento, ao sair da prisão, possa se reinserir na sociedade e não mais recorrer ao crime. Ademais, cabe ao Sistema Judiciário, (Sem vírgula) garantir a execução da lei penal, (Sem vírgula) por meio das audiências de custódia feitas no tempo previsto, a fim de evitar prisões injustas e diminuir a superlotação carcerária. Dessa forma, em proveito de toda a nação, será possível transformar o cenário das prisões não para punir e humilhar quem se desviou da lei, mas para reabilitá-los.

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas para, assim, evitar uma abordagem superficial dos argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200