Solução para a superpopulação carcerária - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 15/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente a população carcerária no Brasil é muito maior do que a capacidade planejada para os estabelecimentos penais, o que reflete em vários problemas, (Sem vírgula) que afetam toda a sociedade. A superpopulação aumenta o risco de rebeliões, gera ambientes insalubres que provocam doenças pulmonares, dermatológicas, infectocontagiosas, como a tuberculose e a sarna, soma-se ainda que não se consegue cumprir o objetivo principal de ressocializar os apenados. (Reformule as discussões iniciais, pois estão superficiais)

A falta de planejamento, principalmente estratégico, aliada a um crescimento percentual muito acima da média da população brasileira são os principais causadores dessa situação. Os sistemas prisionais do país sofrem também com a falta de continuidade de seus administradores nos cargos, que geralmente são trocados em um curto espaço de tempo em virtude de mudanças políticas e não conseguem manter projetos a longo prazo. Perde-se então a sequência (Vírgula) e os objetivos traçados inicialmente são alterados ou esquecidos nessa transição. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)

É necessário investir em programas que melhorem a formação acadêmica dos reclusos e que propiciem a eles oportunidades de aperfeiçoar ou aprender novas profissões. A maioria dos reclusos não conclui o ensino médio, algo básico no mercado de trabalho atual, portanto, é outro ponto a ser observado pelos gestores do sistema, pois o indivíduo sem um boa escolaridade e formação profissional terá muitas dificuldades em obter um novo emprego após sua saída. (Reformule as ideias apresentadas)

Presídios industrias, nos quais os encarcerados trabalham durante o dia e a noite estudam, são bons exemplos a seguir. Além de gerar renda e diminuir a pena, porque 3 dias trabalhados reduzem 1 da punição a ser cumprida, traz motivação graças à sensação de ser útil e capaz de produzir algo de bom para a sociedade. Este modelo consegue diminuir bastante a reincidência e gera riqueza ao país com o aumento da produção de bens e serviços. (Não compreende a estrutura do texto)

Portanto, a solução depende de um planejamento estratégico a longo prazo, (Sem vírgula) que permita a manutenção dos gestores, pois assim conseguirão dar continuidade a seus projetos. Importante também o envolvimento do Estado e empresários para a criação de espaços onde os presos possam trabalhar e estudar. Assim, diminuíra a reincidência e consequentemente a superpopulação carcerária. (Reformule)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200