O outro lado - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 14/06/2019

Status:

Corrigida
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O cárcere é muito presente em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, com muita violência e homicídios nas prisões, aliás, o Brasil está entre os países que mais tem presidiários, mesmo sem estruturas para recebê-los (superlotação). (Reformule as discussões iniciais e apresente a tese)

Muitas das vezes (Muitas vezes) são jovens de 18 a 24 anos, que por falta de uma boa educação, informações, emprego e condições financeiras, (Sem vírgula) causam o desespero por não ter opção e acabam sendo levados para esse mundo do crime. (Não compreende a estrutura do texto)

Deveriam oferecer ajuda e entender o lado de alguns, (Sem vírgula) antes de colocá-los em uma prisão que quase não tem espaço para eles, pensando que essa atitude irá incentivá-los à a sair do mundo do crime, muito pelo contrário, irão sair da prisão muito mais revoltados e o desespero vai voltar muito pior, por conta do desemprego, pois, não é qualquer um que vai oferecer emprego para um ex presidiário, as pessoas vão julgar e esses são alguns indícios para fazer tudo de novo e ir para o cárcere novamente, com muito mais ódio. (Abordagem superficial das discussões. Reelabore as ideias apresentadas)

Analisando os fatos apresentados, é correto afirmar que não adianta as leis nos presídios serem severas e não houver educação dentro e fora. Algumas leis atuais nos países estão acarretando mais caminhos para o crime e o que é realmente importante, (Sem vírgula) é esquecido. Se abrir as portas para a educação, com certeza irá fechar alguns presídios. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reestruture e delimite as discussões apresentadas ao longo do texto. Evite uma abordagem superficial dos fatos apresentados. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200