Sistema precário - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 13/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A situação carcerária do Brasil é constantemente alvo de críticas e denúncias não só por parte dos veículos de comunicação tradicionais, mas como também pela população em geral, destacando-se principalmente as pessoas que vivem em regiões mais violentas, já que estão diretamente envolvidas por relatos sobre este cenário (Reestruture essa ideia). É preciso que medidas sejam tomadas visando reverter a situação atual, na qual existe uma grande precariedade que acaba afetando todos os níveis da sociedade. (Reestruture as discussões iniciais)

Primeiramente, é preciso compreender os motivos pelos quais a quantidade de presos é tão alta no Brasil, cerca de 840 mil pessoas até o final de 2018, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Esses dados altamente significativos têm como uma das causas principais a educação pública precária que existe no país, que na maioria das vezes não traz uma boa perspectiva de vida e nem uma consciência dos valores éticos, morais e sociais que supostamente deveriam estar presentes na sociedade (Essa discussão precisa ser mais explorada ao longo do texto). Essa falta de consciência faz com que muitos crimes, os quais poderiam ser evitados através do conhecimento, sejam cometidos, principalmente pelas pessoas com menores condições socioeconômicas.
 
Esse número tão alto de presos faz com que existam inúmeros problemas nas cadeias, dentre eles podem ser citados a superlotação e as condições insalubres e desumanas, causadas principalmente pela falta de vagas disponíveis e pela falta de higiene e comida, respectivamente (Essa discussão precisa ser mais elaborada). Frequentemente, conflitos entre os próprios prisioneiros, acesso à celulares e até mesmo fugas acontecem dentro das cadeias, evidenciando a fragilidade não só das estruturas carcerárias (Vírgula) como também da segurança desses locais. Tudo isso leva a conclusão de que mudanças são cada vez mais necessárias para o bom funcionamento do sistema prisional. (Delimite as discussões)

Entre essas mudanças devem estar incluídas, principalmente, melhoras no ensino público, já que a educação representa a base da sociedade e, portanto, tem o papel de construir e formar cidadãos conscientes. Isso deve ser feito através de maiores investimentos do Ministério da Educação nas escolas públicas, além de campanhas sobre a importância da educação através de veículos de comunicação que atinjam a massa da população, como rádio, televisão e jornal. A quantidade de presídios deve atender toda a demanda de presos, sempre contando com boa estrutura e segurança adequada. A verba para isso deve estar incluída nos orçamentos do Governo e precisa ser repassada de forma correta aos Estados, ou seja, sem desvios ou cortes. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200