A hodierna precariedade carcerária. - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 11/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a concepção determinista, que se deu início no século XIX, o homem é fruto de seu meio. Ou seja, suas ações são determinadas por acontecimentos anteriores. No entanto, pelas suas condutas e crimes cometidos, os prisioneiros(as) são tratados de forma desumana e opressora dentro das celas, vivendo sem boas condições oferecidas pelo governo e apresentando um mal convívio no âmbito carcerário. Desse modo, é indispensável que sejam encontrados subterfúgios a fim de findar este quadro, visando melhoria ao sistema prisional brasileiro. (Bom parágrafo de introdução)

Em primeira instância, vale salientar a má infraestrutura dentro dos presídios brasileiros. De acordo com o Ministério da Justiça, o Brasil teve um aumento de 267% na população carcerária nos últimos quatorze anos. Percebe-se assim, (Sem vírgula) a superlotação nas celas e a falta de recursos à saúde do indivíduo. Em diversos aspectos pode-se perceber que a maneira em que são tratados socialmente são totalmente insensíveis. Dentro outros problemas relacionados à infraestrutura e ao convívio social está a falta de água potável, o não tratamento especial à mulher e a ausência de boa alimentação. (As discussões são pertinentes, no entanto as ideias precisam estar mais articuladas)

Ademais, faz-se mister ainda, (Sem vírgula) relacionar as causas das prisões e julgamentos realizados pelo Ministério Público. Em um documentário “Justiça” (Vírgula) de Maria Ramos (2004), é retratado diversos acontecimentos em relação ao processo de admissão a uma penitenciária. Pode-se, portanto, perceber a grande quantidade de detentos que cometeram roubo, furto e fizeram uso de drogas, realizando também tráfico em comunidades do Rio de Janeiro. E durante suas jornadas no cárcere, (Sem vírgula) são tratados como iguais mesmo se houver um entre eles que seja inocente. Sobretudo, são vistos e tratados de forma horrenda, sem pena e compreensão das autoridades. (Abordagem superficial das discussões)

Portanto, faz-se necessário a atuação do Governo Federal para que sejam feitas reivindicações e sejam tomadas providências (Vírgula) a fim de melhorar a infraestrutura. Através de investimentos em maiores construções de cadeias, tratando este assunto como prioridade. E também, que sejam elaboradas formas de extensão aos presídios já existentes através de palestras e reuniões como forma de organização e planejamento para um benigno sistema carcerário. Assim, findaríamos (Evite ideia de primeira pessoa) as torturas e opressões dentro das cadeias, formando um excelente e agradável convívio social de forma humana. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam estar mais articuladas para evitar lacunas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200