No Brasil atual, o sistema carcerário encontra- se como um dos principais problemas a serem enfrentados no país, tendo em vista que essa situação é reflexo da sociedade desigual e excludente em que vivemos (Evite ideia de primeira pessoa), sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que, (Sem vírgula) os indivíduos em detenção se encontram a margem da sociedade antes mesmo de cometerem seus crimes. (Reelabore as discussões que serão retomadas ao longo do texto e apresente a tese)
Em primeiro lugar, devemos (Sem primeira pessoa) evidenciar a situação desumana em que os detentos são submetidos, com uma superlotação nas celas, infraestrutura e higiene precária, onde (Reveja pronomes relativos) o governo não é protagonista e as facções criminosas encontram lacunas para agir. Desse modo, torna- se inviável a ressocialização dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) que, quando colocados em liberdade, não se vê outra alternativa a não ser o trabalho informar ou cometer delitos novamente. (Abordagem superficial das discussões)
De acordo com Immanuel Kant, (Dois pontos) "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", partindo dessa citação, é de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) conhecimento que, desde a infância, esses presos sofrem questões de vulnerabilidade. (Vírgula) onde (Reveja pronomes relativos) não existem oportunidades de educação, cultura e cidadania, direitos básicos que oferecem aos indivíduos (Vírgula) uma boa convivência social ou até mesmo ser inserido no mercado de trabalho futuramente, portanto, utilizando o crime como solução para suas necessidades. (Melhore a construção de sentido. Reestruture as discussões)
Sendo assim, medidas devem ser implantadas para reverter o falho sistema carcerário no Brasil. O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve fiscalizar a infraestrutura dos presídios, como também promover ações voltadas a integração desses indivíduos à sociedade, como programas de qualificação profissional. Além disso, o Ministério da Educação (MEC), em conjunto com ONGS ONGs (Desenvolva a sigla), devem oferecer projetos culturais e educacionais para as camadas mais pobres logo na infância, eliminando assim a raiz do problema. (Proposta superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
Reestruture e desenvolva mais as discussões para evitar uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |