Sistema Carcerário Brasileiro, prisões ou celas de tortura? - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 11/06/2019

Status:

Corrigida
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Desde as construções dos presídios, que antigamente não eram chamados de prisões e sim de "hospitais", pode-se notar um objetivo excludente na criação dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Quando foram criados abrigavam portadores de lepra e logo em seguida foram abertos a todo tipo de pessoas que a sociedade denominava como "diferente": prostitutas, doentes, portadores de sofrimento mental (Reformule), pessoas que cometeram crimes e todas as pessoas que a sociedade queria excluir ou não se enquadravam nos padrões da época eram colocados em celas e excluídos do convívio com a família e com a sociedade. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

No atual sistema carcerário nota-se que não aconteceram grandes mudanças, as pessoas que cometem crimes (Vírgula) e que deveriam ser punidas e reinseridas na sociedade com dignidade e respeito que todo ser humano merece, são colocadas em espaços mínimos (Vírgula) que na maioria das vezes não suportam a quantidade de pessoas que são alocadas nesses lugares, sem as minimas condições de saúde ou de higiene, ambientes totalmente insalubres e que ferem inclusive a constituição brasileira e os direitos humanos. (Discussões pertinentes, no entanto as ideias precisam ser reestruturadas e mais articuladas)

Constantemente houvem-se houve registros de rebeliões, fugas, homicídios e suicídios que ocorrem dentro de cadeias e instituições de privação de liberdade (Vírgula)  e esse fato está diretamente ligado a uma falta de tato e cuidado das autoridades com os detentos que ali estão. Por diversas vezes ouvem-se registros de autoridades que tentam justificar mortes que ocorrem dentro do sistema prisional por brigas de facções rivais ou por "revolta" de presos por crimes cometidos por outros, ou suicídios justificados por depressões não tratadas de presos, entre outros motivos que servem apenas como justificativa para algo injustificável. (Reformule as discussões)

A solução para o atual sistema carcerário brasileiro não é a construção de mais prisões ou que se mantenham presos os infratores por mais tempo, e sim uma reestruturação do sistema, onde  (Reveja pronomes relativos) haja uma justiça que seja efetiva, que julgue os detentos dentro do prazo determinado em lei, que os puna por seus crimes e pelo tempo previsto e não mais que isso, uma justiça que prepare os detentos para sua reinserção na sociedade e não um sistema presidiário caótico onde as pessoas que são privadas da liberdade são privadas também de expectativas ao saírem do sistema prisional por serem vistos e julgadas como o "lixo" da sociedade, enfim é necessário que a população seja educada, pois a educação é o único caminho existente para o fim da precariedade do sistema carcerário. (Reelabore a proposta de intervenção. Melhore a construção de sentido)
 

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200