A crise carcerária - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 08/06/2019

Status:

Corrigida
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O sistema carcerário é um problema que remonta aos primordes  primórdios (Evite expressões clichês) da sociedade brasileira. Ineficaz e superlotado, sua situação piora a cada ano e parece sem resolução a curto prazo. Há uma falta de empatia da população em geral e um crescente descaso do governo, o que agrava este cenário alarmante que poderia ser evitado se tomassem medidas corretas para isto. (Abordagem superficial das discussões. Reestruture as ideias)

Os detentos sofrem diariamente com condições desumanas e perigosas. Além disso, grande parte destes têm seu tempo em carceragem subaproveitado com uma rotina monótona e sedentária. Assim, a falta de estímulos benéficos, (Sem vírgula) faz com que a maioria dos presidiários retorne a sociedade sem ter se recuperado moral e socialmente. A carência de educação e profissionalização, que são ferramentas indispensáveis para uma vida digna, levam os ex-detentos a terem uma nova vida em liberdade sem metas, propósitos e trabalho. (Reestruture as ideias apresentadas, pois a abordagem está superficial)

O preconceito por essas pessoas também se mostra um grande obstáculo, dado que a sociedade tem certo receio em conviver com indivíduos marcados por ficha criminal. Logo, até pessoas que cometeram pequenos crimes e, ou que se mostrar realmente regeneradas têm uma grande dificuldade de participar de grupos, de arrumar empregos, de frequentar escolas etc., enfim de se reincorporar à sociedade. (Reestruture as discussões apresentadas)

Ainda que complexa, há solução para esta situação atual do sistema prisional. Em primeiro lugar, a educação cívica e profissionalizante de nossas  (Evite ideia de primeira pessoa) crianças, o apoio social, a escola integral, as atividades extracurriculares, o apoio ao esporte e a música, que irão prepará-las para o futuro e para encontrar um objetivo de vida. Tudo isso é essencial para que os crimes e, por conseguinte, a população prisional não cresça futuramente. Para a população que cumpre pena atualmente, (Sem vírgula) deve-se fazer uma reforma nas penitenciárias, reformatórios, entre outros estabelecimentos prisionais (Vírgula) a fim de alcançar as condições mínimas de vivência, construir mais locais de reclusão e condenar os que cometeram crimes leves a outros tipos de penas para desafogar o sistema atual. E por fim estabelecer programas educacionais, rotinas de trabalho e profissionalização para os detentos. (Não compreende a estrutura do texto)

Dessa forma, acredito (Evite primeira pessoa) que seguindo todas as medidas citadas e com apoio conjunto do governo e cidadãos, iremos (Evite primeira pessoa) aos poucos mudar a realidade atual carcerária, que sem uma ação imediata está fadada a uma crise iminente e descomunal que afetará vários outros setores da sociedade. (Não compreende a estrutura do texto)
 

Comentários do corretor


As discussões precisar ser delimitadas e mais articuladas, de modo a garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200