A solução para o sistema prisional brasileiro - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 07/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os presídios podem ser descritos de diversas formas, a depender da ideologia que ilumina este termo. Podem ser entendidos como lugar de punição, quando o Estado impõe a pena de morte ou o enclausuramento, como lugar de pagamento de débitos sociais, quando institui prazos máximos de pena e determina quanto tempo de prisão equivalem ao peso do crime cometido, ou como lugar de reflexão, mudança de conduta e redenção, como divagam e alardeiam muitos teóricos do direito e da política, que desenham no papel uma estrutura de primeiro mundo aos presídios de um país sem a organização necessária para tornar isso real. (As discussões precisam ser reelaboradas. Delimite as ideias que serão retomadas ao longo do texto)

Mas não importa por qual ideologia os presídios sejam descritos. A realidade destes é muito aquém do esperado para sua função sob qualquer uma das alternativas ideológicas. No Brasil, facções de presidiários comandam o crime dentro e foras das cadeias, presos saem antes de cumprirem suas penas, ou permanecem presos indefinidamente, e a mudança que ocorre na “psiquê” do preso é para intensificação da tendência ao crime, pelas condições desumanas que vivenciam, como a superlotação de celas, ambientes insalubres e parcas políticas sociais de profissionalização e reinclusão social (Elabore períodos menores)(Discussões pertinentes, porém a abordagem está superficial)

Presos morrem todos os dias por falta de atendimento médico adequado, por violência de outros presos, por doenças adquiridas dentro do presídio. Presos aprendem a manter a própria vida através da violência, são destituídos de direitos humanos básicos, sendo acumulados em selas projetadas para receber menos da quinta parte dos presos que recebem. (Abordagem superficial. Reelabore as discussões)

As revoltas prisionais, as mortes de presidiários, a depredação e vandalismo dos prédios e equipamentos públicos, (Sem vírgula) apenas refletem a ausência da justiça, a falta de definição sólida sobre os reais objetivos do sistema penitenciário brasileiro e das medidas necessárias para sua eficácia, oferecendo à injustiça o lugar de sua oponente e transformando as cadeias em nascedouros de sofrimentos tal qual os descritos no literário Inferno da “Divina Comédia” de Dante. (As discussões precisam estar mais relacionadas. Cuidado com as lacunas)

Para que essa realidade mude, e os detentos sejam tratados como humanos e não como números, é preciso a definição de qual seria a convicção do Estado sobre os objetivos da prisão, juntamente com a execução de ações para tornar essa convicção concreta na realidade das cadeias brasileiras, porque a falta de concretude nos objetivos de uma prisão, (Sem vírgula) torna mais complexa a extinção do caos que se tornou o sistema prisional brasileiro. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam estar mais articuladas, de modo a evitar lacunas. Delimite as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200