Atualmente. (Sem ponto) o sistema carcerário brasileiro encontra-se em caos (Vírgula) pois a população está desprotegida e sujeita a violência. A questão penitenciária do Brasil é grave e a solução é complexa. É de suma importância reformular o sistema penal brasileiro. (Reestruture as discussões iniciais.Articule mais as ideias)
Em relação ao reformular o sistema carcerário, pode-se dizer que a questão das prisões provisórias é algo que se deve repensar, pois pessoas são presas sem serem condenadas. A prisão provisória deveria ser decretada somente quando não pudesse substituída por outra medida, mas quando puder poderia ser utilizada, por exemplo, a prisão domiciliar, suspensão do exercício de função pública, monitoração eletrônica entre outros. (Discussão superficial. Reestruture as ideias apresentadas)
É necessário lembrar, também, que outro fator que prejudica o sistema carcerário é a política de drogas, chamada ,também, de "guerra às drogas". O número de presos condenados por tráfico de drogas é por causa da falta de clareza e diferenciação entre o tráfico e uso pessoal. Por exemplo, de acordo com o mapa do encarceramento, a maioria dos condenados por tráfico são na verdade usuários ou fazem o comércio para sustentar seu vício. (Reformule a discussão apresentada)
Com isso, percebe-se que as ações governamentais devem reformular alguns critérios, por exemplo no aprisionamento de indivíduos que ainda estão em julgamento. Além disso, deixar outros critérios bem claros para se diferenciar o aprisionamento de um indivíduo usuário e traficante, pois a guerra contra as drogas, até hoje, não são eficazes é eficaz. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas, uma vez que estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |