O sistema carcerário no Brasil: uma triste e alarmante realidade - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 02/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na primeira metade do século XVI iniciou-se a escravidão negra no Brasil. Arrancados de suas terras, os negros eram trazidos por navios negreiros superlotados em condições insalúbres e desumanas. De maneira equiparativa, é perceptível no cenário brasileiro essas mesmas circunstâncias inseridas na realidade do sistema prisional, o qual encontra-se em condições deploráveis e cada vez mais aborratado (Apresente que circustâncias são essas e retome nos parágrafos de desenvolvimento). Nesse sentido, é fundamental analisar como reverter a situação das cadeias no Brasil.

Em primeiro lugar, de acordo com a organização não-governamental Human Rights Watch, a estimativa de presos no Brasil no final de 2018 passava de 840 mil, contudo o sistema carcerário nacional possui capacidade para abrigar metade do número atual de detentos. Por conseguinte, esses fatores geram uma superlotação dentro dos presídios, tornando as condições de vida dos detidos cada vez mais precárias, com selas sujas, má alimentação e problemas de saúde. Tais condições também incitam ainda mais a violência já existente, a formação de rebeliões, articulação do crime organizado, tráfico de drogas e até mesmo prostituição. (Ideias pertinentes, no entanto precisam estar mais articuladas)

Em segunda lugar, por se tratarem (tratar) de criminosos há um descaso social por parte do Poder Público e da sociedade com os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade). O Estado falha em garantir a integridade dos presos, não investe na manutenção dos estabelecimentos criminais e em projetos de ressocialização e capacitação profissional (Vírgula) e possui também um sistema de segurança falho. Além disso, a longa espera pelos julgamentos e a ineficiente assistência jurídica corroboram para o agravamento do problema. (Delimite e articule mais as ideias)

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O sistema jurídico deve reajustar as leis para penas de pequenos traficantes, reavaliar a aplicação de penas alternativas para prisões de longa duração e revisar possíveis casos de condenações para regime aberto ou semiaberto. O governo deve reforçar o sistema de segurança dentro das penitenciárias com policiais bem capacitados, reorganizar o número de reclusos por cela baseados em seus antecedentes criminais, promover manutenção do local periodicamente e dar assitência médica e melhor alimentação aos encarcerados. Faz-se necessário uma parceria do governo com entidades civis como a Apac (Associação de Proteção e Amparo aos condenados), a fim de promover projetos de inclusão social, atividades educacionais, qualificação profissional e maior contato familiar dos detentos com suas famílias.

Comentários do corretor


As ideias são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200