A importância da valorização dos direitos - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 28/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No inicio do século XVI (Vírgula) quando os europeus chegaram na América se depararam com pessoas diferentes, tanto em cultura, quanto em seu idioma, dentro dessa visão eles se autodenominaram "civilizados" (Reformule essa construção). A partir desse termo encontraram uma espécie de "direito" que dava a eles poder sobre o povo que ali encontraram, passaram a tomar as terras para si e tentaram desestruturar uma cultura instituída séculos antes de chegarem. (Apresente a tese)

Depois de um longo período finalmente conseguiram uma constituição que zelava por seus direitos. Os territórios pertencentes a esses povos atualmente estão sendo ameaçados por possíveis ações (Quais? Apresente essa discussão no texto) que possam violar a Constituição, os povos nativos são como "guardiões" de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) natureza como a conhecemos (Evite primeria pessoa) hoje, com o cuidado que exercem sobre a fauna e a flora ao tirar apenas o que precisam. Com a retirada das terras desses povos a natureza restante no país estaria basicamente condenada, levando em consideração a extinção de diversas partes do ambiente natural do país por meio das terras exploradas, além da perda cultural desses povos. (Abordagem superficial das discussões)

Por fim é preciso que por meio de ONG's ONGs (Desenvolva a sigla) e mídias sejam criadas campanhas para conscientização sobre a valorização dos direitos e sobre a importância ambiental e cultural da preservação dos territórios e direitos indígenas, também é preciso que diante dessas campanhas a sociedade se una para defender os direitos desses povos, que precisam ser preservados. Assim o governo poderá ver a importância de preservar os direitos e garantir que os povos indígenas possam ter seus direitos preservados para que não ocorra a privação e nem a suspensão de seus direitos (Reestruture)(Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200