- Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 24/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Todos veem que a falta de respeito e reconhecimento perante os povos indígenas é escancarado diariamente (Reformule essa ideia). Esses povos que, (Sem vírgula) cuidaram das terras brasileiras como território sagrado, são por muitas vezes maltratados e tidos como selvagens, tanto é que a própria história evidencia o quão foram dizimados desde o descobrimento. (Discussões superficiais. Reelabore e apresente a tese)

Além da devastação do próprio povo, as comunidades indígenas ainda sofrem com a injustiça de ter que lutar pelo direto das demarcações da sua terra. Eles sofrem com a burocracia, (Sem vírgula) e com a ganância dos “não indígenas” que lutam para tomar as terras que eles zelaram, a fim de devastar o território que, (Sem vírgula) antes era preservado e protegido, agora para o cultivo agrícola e a pecuária, sem se preocupar nos impactos futuros de suas ações. (Reformule as discussões, pois a abordagem está superficial)

Os antigos historiadores chegaram a afirmar que logo o povo indígena deixaria de existir por conta dos abusos que sofreram. Hoje, ainda vivem milhares desses povos espalhados pelo Brasil, fracionados em 305 etnias, com cerca de 180 línguas distintas. Isso somente realça o quanto o povo indígena é merecedor do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) respeito e admiração. (Abordagem superficial)

Tendo em vista os aspectos observados, precisamos (Sem ideia de primeira pessoa) lutar ao lado desses povos. É preciso expor suas lutas diárias por um direito totalmente desprezado, para que haja uma conscientização e mobilização de toda nação brasileira, e até mesmo mundial. Não se esquecendo de também, (Sem vírgula) lhes garantir a proteção dessa cultura que é um patrimônio nacional. Afinal segundo o próprio secretário executivo do ISA (Desenvolva a sigla),André Villas-Bôas (Dois pontos) “os povos que vivem nessas terras são seus verdadeiros guardiões”. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser reestruturadas e mais exploradas, pois as ideias estão desenvolvidas de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200