- Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 21/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Data-se a descoberta do Brasil em 1500, quando Pedro Álvares Cabral chegou na região Norte do país (Reestruture). Mas o que muitos não levam em consideração é o fato de que desde muito tempo antes as terras brasileiras já eram habitadas por pessoas um tanto quanto diferentes daqueles ''colonizadores'' que chegavam... (Reveja como elaborar um parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Essas pessoas receberam, e recebem até hoje, a denominação de ''índios'', o que acaba sendo muito abrangente e faz com que as diferentes tribos percam sua singularidade. Cada uma possui características e costumes próprios, o que faz com que elas se tornam únicas e ricas em diversidades. Atualmente há cerca de 215 grupos indígenas distintos, e no começo esse numero era muito maior (Apresente a fonte). Infelizmente, doenças trazidas da Europa e das quais os indígenas não tinham conhecimentos, como gripe, dizimaram boa parte de sua população. Outro fator que levou muitos à morte foi os confrontos com os brancos devido a disputas por terras. (Reelabore as discussões)

Atualmente (Vírgula) há um processo para que determinado território passe a ser de propriedade dos índios, que consiste em: estudos da área realizados pela Funai (Fundação Nacional do Índio); acontece uma delimitação que chega ao Ministério da Justiça via Diário Oficial; após ser autorizada ocorre a demarcação e a terra passa a ser de uso somente dos indígenas; verifica-se a existência de benfeitorias por parte de antigos donos para possível ressarcimento financeiro; a presidência realiza a homologação; ocupantes não indígenas são retirados com eventuais indenizações; a regularização e demarcação oficial em cartório acontece; e finalmente a Funai pode interditar a área para que seus habitantes permaneçam seguros e isolados. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore e articule os argumentos)

É de suma importância que esse processo seja agilizado o máximo possível, já que é um trâmite que muitas vezes arrasta-se por anos, e enquanto isso, a fauna e flora são atacadas por exploradores. É dever do Poder Público implantar leis mais rígidas de proteção a essas reservas e fiscalizar seu cumprimento para que mais nenhuma cultura se perca. (Reestruture e elabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e reelaboradas para melhorar a progressão de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200