- Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 17/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme norte-americano “Moana” os costumes da Polinésia são representados de maneira sutil, dando ênfase à diversidade cultural (Articule mais esse fato). Entretanto, fora da ficção, nem sempre as diferentes culturas possuem tal visibilidade, sendo alvo de preconceitos e possuindo dificuldades para garantir seus direitos. Esses imbróglios socioculturais são a realidade em que os povos indígenas vivem no Brasil, fazendo-se necessário a discussão acerca da importância da valorização e da garantia dos direitos desses povoados.

É necessário, primeiramente, entender que a presença dos indígenas no território brasileiro é antecedente ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus. Porém, o desapossamento das terras desses povos tornou evidente o processo de urbanização e a dizimação dessa minoria, na qual grande quantidade foi morta em lutas e, principalmente, pela contração de enfermidades a partir do contato com as culturas brancas. No cenário hodierno (Evite expressões clichês), o processo de regularização da demarcação de terras é conflituoso, (Sem vírgula) devido à resistência dos proprietários rurais, impossibilitando que o direito originário à terra seja garantido. Tal fato pode ser observado nos dados divulgados pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), os quais revelam que esses grupos representam 0,4% da população brasileira. (Discussões pertinentes, porém precisam ser delimitadas)

Percebe-se, ainda, a forma que os povos indígenas vêm sendo alvo de pensamentos errôneos e preconceituosos, enraizados desde o período colonial. Tomando como base o pensamento do filósofo Immanuel Kant, a partir do qual “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, nota-se que a visão do índio atípico e folclórico foi construída pela sociedade e passada pelas gerações, fazendo com que essa população seja alvo de preconceitos, influenciando também na desigualdade social, visto a sua exclusão e ao fato de não possuírem oportunidades igualitárias. Prova disso, pode ser analisado,  (Sem vírgula) a partir dos dados do Banco Mundial, no qual 1 a cada 4 indígenas latino-americanos vive na pobreza.

Portanto, é necessário que a FUNAI desenvolva uma maior revisão das demarcações dos territórios indígenas, previsto pela Constituição. Ademais, a parceria entre essa fundação com o Ministério da Educação (MEC) seria de extrema importância para que houvesse a transmissão da cultura indígena, com o intuito de propiciar a inclusão dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) no setor educacional. Isso poderia ser feito a partir da incrementação do estudo dos hábitos e das línguas indígenas nas escolas. (Articule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas, embora sejam pertinentes, precisam ser delimitadas e mais articuladas. Ademais, observe que háum limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200