- Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 15/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme de animação “Pocahontas”, da Walt Disney, retrata a vinda de estrangeiros para o continente americano no século XVI (Articule mais essa ideia). Saindo da ficção, essa situação não tem sido diferente em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade hodierna (Evite expressões clichês), com uma exceção; (Dois pontos) os colonos são, agora, naturais do próprio país colonizado. Além disso, vê-se a falta de direitos e o não cumprimento das leis defensoras desses indivíduos, como as demarcações de terras. Dessa forma, é essencial que esses povos sejam valorizados para o bom funcionamento social.

Nessa conjuntura, sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. Entretanto, os direitos das comunidades indígenas não têm sido garantidos (Cite exemplos), embora formalizados, não são efetivados. Ademais, a rica cultura indígena é considerada patrimônio cultural imaterial, portanto, é imprescindível o abandono da perspectiva que entendia os índios como categoria social transitória, fadada ao desaparecimento. Ainda, é inegável o sofrimento dos indígenas para que suas ideologias perdurem, já que constantemente eles precisam conviver com outras culturas. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas)

Outrossim, de acordo com a Constituição Cidadã de 1988, os direitos que os indígenas possuem sobre as terras que ocupam são de natureza originária, ou seja, anterior ao Estado. Por isso, é de extrema importância que a comunidade valorize esses povos, pois os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) contribuem para o equilíbrio ecológico do país, visto que sua cultura trás  traz como princípio a preservação do meio ambiente. Sendo assim, importantes para o retardamento do assolamento da natureza. (As discussões precisam ser mais articuladas)

Destarte, é mister que medidas sejam tomadas para solucionar esse impasse. Logo, o Ministério Público, em parceria com o Poder Executivo, deve fazer valer as leis já existentes que preservam os direitos territoriais indígenas. Também, o Poder Legislativo deve formular leis de repreensão para os indivíduos que deturpam a isonomia conquistada por essa comunidade. Para mais, é vital que as ONGs (Desenvolva a sigla), juntamente com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), promovam a mobilização social, por meio de palestras que mostrem as dificuldades da perpetuação dessa cultura para as próximas gerações sofridas por esse povo. Desse modo, com a diversidade de culturas, faz-se uma sociedade completa. (Reestruture e desenvolva mais as discussões da proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas para evitar um desenvolvimento limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200