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A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 12/05/2019

Status:

Corrigida
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Muitos indígenas vivem isolados, ou seja (Vírgula) bem distantes das grandes capitais, eles vivem em florestas ou em seu povoado (Reestruture essa ideia). Muitos deles sofrem com preconceitos diariamente, também sofrem ao tentarem se adaptar a esse “novo mundo”, (Sem vírgula) moderno e padronizado, onde  (Use pronomes relativos) eles não podem ter acesso ao seus próprios direitos. Observa-se que a demarcação do território indígena, (Sem vírgula) é algo que com frequência comenta –se. Se averiguarmos (Evite ideia de primeira pessoa), ocorre um tamanha hipocrisia na sociedade em relação a isso, é difícil por exemplo para um cidadão qualquer, que já possui seus direitos garantidos refletir sobre o que está ocorrendo, mas estes deveriam se lembrar que além dos povos indígenas serem fruto de cultura, são seres humanos acima de tudo e com o livre arbítrio, que devem ter uma voz ativa. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Delimites as ideias e apresente a tese)

É conveniente recordar que antes da colonização dos portugueses, teoricamente eles já habitavam o Brasil, (Reestruture, pois está mal formulada) em meio de banho de sangue nós tomamos (Evite ideia de primeira pessoa) o país e a terra deles. Entretanto, isso ocorre até os dias atuais, cada vez mais algumas pessoas tentam se beneficiar acima de outras que passam por dificuldades, seja financeira, seja de se adaptar, ou qualquer uma outra. (Reformule e articule mais as discussões)

A maioria dos índios em pleno século XXI estão tentando superar as dificuldades, os preconceitos que são lançados a eles, simplesmente pela suas culturas (Essa discusão precisa estar mais delimitada, a abordagem está muito superficial). Por conta de pensamentos hipócritas e absurdos, o desejo de sempre querer mais, (sEM VÍRGULA)está tomando o que restava deles. (Abordagem superficial das discussões)

A cultura é algo único assim como a diversidade, cada cidadão deve ter seu direito, que de acordo com a Constituição são válidos. (Não compreende a estrutura do texto)

Sobre o mesmo ponto de vista, não importa a raça, cor, a cultura e as condições financeiras, somos todos iguais e somos únicos (Reformule essa oração). Vale ressaltar, pois é de suma importância que as pessoas pararem parem, reflitam e se conscientizem. Com ajuda do governo, que por sua válida importância, (Sem vírgula) deveria ajudar a proteger essa cultura tão rica e esse povo que precisa de ajuda, para que não corra o risco deles se perderem ao longo da história. (Reformule a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reeaboradas e mais articuladas. Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido, além de delimitar as ideias que serão exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200