“Escravos” de uma era - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 12/05/2019

Status:

Corrigida
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 Os índios têm uma grande diversificação tanto em sua cultura quanto em seus povos (Melhore a construção de sentido). Tendo mais de 240 povos no território brasileiro, eles têm sido explorados e abusados pelas pessoas desde o período da colonização. (Desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto)

 Os mesmos povos que viviam em quase todo o território nacional, hoje, de acordo com o Censo IBGE (Desenvolva a sigla) 2010, habitam em 0,47% da população total do Brasil. E essa é a consequência de um longo período de exploração de terras que eles vêm sofrendo. (Abordagem superficial do tema. Reelabore as discussões)

 Assim os índios têm perdido uma parte de sua marca cultural apois após 500 anos de pura exploração sobre os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade). E mesmo que "Direitos iguais" seja um tema bem debatido, infelizmente, não é bem executado.  (Reelabore as discussões. Desenvolvimento limitado)

 Portanto,os direitos dos povos indígenas tem que ser bem debatido entre os brasileiros, já que os índios representam uma boa marca cultural em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país e eles foram “escravos" perante a ambição das pessoas durante uma era inteira. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões estão limitadas. Elabore um projeto detexto para delimitar as discussões que serão exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200