Salve o índio - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 07/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A máxima do Filósofo Blase Pascal "é justo que o que é justo seja seguido e é necessário que o que é forte seja seguido" tem sido ignorada por nossas (Evite ideia de primeira pessoa) autoridades federais, quando no quinto maior país do mundo, com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, o índio tem perdido seu espaço. Índio é ser humano, índio também é cidadão e (Vírgula) como tal,  tem seus direitos garantidos pela carta magna do Brasil. (Reestruture as discussões e eabore a tese)

Esse ano de 2019 (Reestruture) o índio começou perdendo seu espaço na política quando pelo decreto do então presidente Jair Messias Bolsonaro, pela MP 87 (Vírgula) foram transferidas as atribuições da Funai para um conjunto de ministérios do meio ambiente (Reestruture essa informação). Fica evidente o descaso com esse grupo social que deveria ter máxima atenção em respeito a sua história e simbologia para o povo Brasileiro (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida no texto). O índio é um pesonagem imortalizado nas obras de tantos escritores brasileiros como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) o grande Gonçalves Dias em I-Juca pirama. As páginas do livro revelam justamente um povo guerreiro e corajoso que não desiste de sua luta. (As discussões precisam ser reestruturadas)

 

 

 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo. Apresente a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200