Acredita-se que a população indígena é um patrimônio natural nacional, porém não são valorizados como deveriam. (Reformule o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Os índios são responsáveis por suas terras que são de suas autoridades por direito (Reformule essa ideia), remédios naturais, chás, artesanatos, culinárias típicas e etc, mas não são devidamente reconhecidas e nem sequer respeitados, passando muitas vezes por perseguições, desmatamento, poluição, exploração de madeiras, biopirataria e variados tipos de preconceitos, os quais são perceptíveis e provados pelo fato de não levarmos (Sem primeira pessoa) a sério suas culturas, considerando como "folclore" alguns de seus fatos, e classificando a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) linguagem como "culta e correta", enquanto a linguagem indígena é considerada como "pobre de gramática". (As discussões estão dispersas. Reformule)
A população indígena diminuiu drasticamente ao decorrer dos anos, (Sem vírgula) devido a estes fatos. (Não compreende a estrutura do texto)
Grandes partes desta população estão está atualmente esperando a aprovação do governo, por pedido da FUNAI (Fundação Nacional dos Índios), que são responsáveis é responsável pelas questões indígenas e suas terras. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)
A Funai encaminha essas questões ao Ministério da Justiça, que em caso de reconhecimento, (Sem vírgula) deve declarar os limites das terras, e em seguida a marcação física, reconhecendo suas terras e oficializando, assim impedindo que a agricultura e a pecuária faça a invasão destes espaços, com isto, garantindo a vida e o sustento desses povos. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto e reelabore as discussões, pois estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |