No livro “Macunaíma”, de Mário de Andrade, é retratada a imagem do índio com o “herói sem caráter”, que assume diversas faces. Essa visão abordada na obra analogamente com a realidade brasileira é reflexo do processo de colonização, onde na qual os povos já existentes no país foram desvalorizados. Deste modo, faz-se necessário a efetivação das medidas de valorização e garantia dos direitos indígenas, que foram instituídos pela Constituição Federal Brasileira de 1988.
Em primeiro plano, em consonância com a literatura, é expressa na novela televisa “Uga Uga” a teoria de valorização das pessoas primitivas, que consiste na apresentação do índio como herói e protetor, representado pelo personagem Tatuapú. Diferentemente da perspectiva trazida pelos livros, séries e TV – a realidade vivenciada por esses indivíduos é de extrema calamidade – marcada por traços de inferiorização que foram trazidos desde o processo de colonização, quando foram escravizados e denominados como “negros da terra”, em meados do século XV. Esta é uma situação que necessita ser desmitificada pelo governo com o cumprimento das leis já existentes, objetivando a promoção da dignidade e engrandecimento desta minoria social. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Delimite)
Outrossim, no artigo 231, (Sem vírgula) da Constituição é conferido aos povos nativos os direitos à diferença e a terra. Entretanto, algo que deveria ser incontestável e garantido de forma eficaz conforme o que apresenta na lei é alvo de grandes embates em cenário nacional – que geram constantemente conflitos – oriundos da falta de demarcação de terras e respeito às diferenças. (Reveja a pontuação) Pois, (Sem vírgula) muitos não reconhecem as tradições e formas de organização social dos indígenas. Sob essa ótica, o médico e escritor Augusto Cury afirma: o sonho da igualdade só cresce no terreno de respeito pelas diferenças. Ademais, o grande desafio que é posto ao Brasil é assegurar plena indubitabilidade do texto constitucional e reconhecimento das divergências entre a população. (Reestruture as discussões)
Portanto, é necessário que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) - órgão governamental responsável por tratar e melhorar a política nacional de educação em geral - promova campanhas de conscientização abordando acerca da importância de garantia dos direitos indígenas. Com a finalidade de reparar os danos trazidos aos índios decorrentes da colonização. Esta campanha deverá ser amplamente divulgada na mídia, seja na TV, rádio ou internet. Com intuito de alcançar o maior número possível de seres humanos e tornar-se realidade o cumprimento de tudo que é citado na lei constitucional. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais delimitadas e mais exploradas ao longo do texto. Delimite as discussões para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |