Thanos estava certoW - Banco de redações


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

Enviada em: 28/03/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Vingadores: guerra infinita", dos diretores Joe e Antony Russo, o vilão Thanos sustenta seu plano maléfico de eliminação da metade dos seres vivos sob a tese de que os recursos naturais são esgotáveis e por isso há a necessidade de correção populacional dos planetas. Ao se comparar o cenário fictício com a realidade brasileira, fica perceptível que nem essa solução evitaria tragédias decorrentes de impactos ambientais, visto que, (Sem vírgula) apenas poucos indivíduos conseguem causar grandes destruições e com reincidência poderão esgotar o planeta.

Em primeira análise, quando se fala em impacto ambiental imediatamente vem à mente a tragédia de Mariana, ocorrida em 2015, onde o rompimento da barragem de rejeito da Samarco matou dezenas de pessoas e “simplesmente” poluiu todo o Rio Doce (Reformule essa ideia). Tal “acidente” é exemplo mais gritante do poder de destruição de poucas pessoas, isto é, uma única empresa. Os danos do desastre ainda hoje são incalculáveis (Vírgula) e assim inviabiliza a aplicação adequada de penas aos criminosos.

Além disso, se o Thanos pudesse ajudar o Brasil (Vírgula) que começasse eliminando as barragens de rejeito. As mineradoras mais uma vez causam imensa dor no país, desta vez foi a empresa Vale (Vírgula) na cidade de Brumadinho (Vírgula) onde rompeu mais uma barragem de terra e a onda de lama matou centenas de pessoas. Diante desse horror, embora seja inconstitucional e fira os artigos dos direitos humanos, é compreensivo o clamor das pessoas por pena de morte aos criminosos, isto é, extinção dessas empresas, sobretudo das reincidentes. (Abordagem superficial do tema)

Diante do mesmo roteiro para os grandes impactos ambientais brasileiros, os vilões já não são tão desconhecidos e a população não pode continuar virando pó ou lama. Por isso, (Sem vírgula) que a “vingança” seja dolorosa aos cofres dessas instituições e que o Estado converta esses recursos para as localidades atingidas; já especificamente a Justiça que aplique severamente a pena individual àqueles poucos destruidores (Vírgula) os quais provavelmente teriam padecido perante Thanos. (Problemas na construção de sentido. Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Desenvolvimento limitado das ideias apresentadas. Reestruture as discussões e elabore um projeto de texto capaz de garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200