Novos erros, mesmas falhas. - Banco de redações


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

Enviada em: 27/03/2019

Status:

Corrigida
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A busca por soluções para a redução de impactos ambientais de atividades como a mineração é um tema que vem sendo cada vez mais discutido no Brasil, principalmente com os últimos acontecimentos (Quais? Essa ideia precisa estar evidente no texto). Sabe-se que a maioria das grandes corporações tratam do assunto de forma superficial. Portanto, é preciso encontrar formas de acabar com esse problema que pode prejudicar a vida de toda a população.

Certa vez, Confúcio (filósofo chinês), afirmou: “Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. Esta frase pode ser comparada com os dois acontecimentos mais recentes de rompimentos de barragem; em 2015 a de Fundão, em Mariana, e este ano a de Brumadinho. Se medidas concretas realmente tivessem sido tomadas em 2015, provavelmente situações como a de Brumadinho não aconteceriam mais. (Abordagem superficial do tema)

Novos acontecimentos como estes irão acontecer enquanto não forem tomadas atitudes rígidas. Mais famílias serão atingidas, mais rios serão poluídos, mais pessoas poderão ser afetadas, mas muitas corporações não dão a mínima importância para isto, pois sabem que nada muito grave acontecerá como consequência (Discussão superficial). Algumas até se preocupam com a segurança, mas as empresas fiscalizadoras que muitas vezes são contratadas não realizam de forma correta os protocolos indicados. (Articule mais as ideias apresentadas)

Pode-se concluir que a fiscalização deve ser feita de forma mais séria e com maior rigorosidade, a segurança da sociedade e do meio ambiente deve ser considerada prioridade para que novos erros não sejam cometidos, estes dois acontecimentos devem servir de exemplo para a correção de falhas (Observe que esta ideia tem de ser mais explorada no texto). Leis devem ser modificadas (Vírgula) a fim de aumentar as consequências para as empresas. A população em geral também deve cobrar das autoridades atitudes (Vírgula) principalmente voltadas para a proteção da natureza, que sempre é muito afetada, mas sempre deixada de lado. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para delimitar as discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto e evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200