- Banco de redações


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

Enviada em: 26/03/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se exige da natureza para a produção e comercialização de produtos. Afinal, basicamente tudo que é produzido hoje depende da extração de seus minerais. Acontece que excessivamente cobra-se do ambiente que pouco tem seus pedidos atendidos ou sequer ouvidos. É então que surgem os grandes impactos ambientais que são observados, apenas, quando resultam em algum desastre.

A extração de produtos naturais acontece desde que o homem passou a existir (Vírgula) e logo, (Sem vírgula) a pensar ; (Sem ponto e vírgula) fato esse marcado pelo surgimento do paleolítico e o neolítico, oriundos da Pré-História. A diferença entre eles é bem simples. Enquanto o primeiro extrai do meio o suficiente a ser consumido, o segundo controla a natureza manipulando seu precioso tempo de reposição. Por conseguinte, as florestas aos poucos desaparecem, os animais lentamente vão ficando extintos e a água cada vez mais escassa. Outrossim, o homem encontra-se em uma realidade da qual rapidamente ele deixará de existir. (Fatos pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais explorados)

Podemos (Evite primeira pessoa) observar recentemente duas tragédias ambientais brasileiras causadas por grandes corporações: a tragédia de Mariana, ocorrida no ano de 2015, no estado de Minas Gerais (Vírgula) causada pela mineradora Samarco. E o atual desastre em Brumadinho, ocasionado pela mineradora Vale, no município de Belo Horizonte. Ambas resultaram em uma alteração das estruturas físico, química, biológica e, até mesmo, social da região. (Articule mais os fatos apresentados)

Em tese, tudo isso poderia ter sido evitado se a Constituição Brasileira, no artigo 225 (3º parágrafo), fosse fidedigna quando cita a punição civil administrativa e penal para os culpados pelos respectivos desastres ambientais. Ademais, se os agentes de fiscalização ambiental, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) (Vírgula) ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), (Sem vírgula) atuassem como realmente deveriam, muitas destas drásticas mudanças ambientais poderiam ter sido poupadas. O ecossistema em si, assim como todo e qualquer indivíduo unitariamente, também adoece quando não recebe cuidados. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As ideias apresentadas ao longo do texto são pertinentes ao tema, entretanto precisam estar mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200