Educar e Punir - Banco de redações


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

Enviada em: 25/03/2019

Status:

Corrigida
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 1948 garante a todos os indivíduos uma gama muito grande de direitos buscando sempre o bem estar social. Entretanto, as grandes corporações com suas ações impossibilitam que uma parcela da população desfrute desses direitos universais na prática, quando provocam impactos ambientais que geram vários transtornos a população. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

A educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, o Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário internacional, e seria racional acreditar que possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos impactos ambientais causados pelas grandes corporações e que ficam sem punição (Como essas discussões se relacionam? Reflita e reestruture). Como a tragédia na cidade de Mariana que deixou milhares de pessoas desabrigadas (Vírgula) destruiu o bioma e matou centenas de pessoas, recentemente a tragédia da Vale que (Vírgula) segundo cientistas, destruiu uma das últimas áreas de Mata Atlântica e Cerrado de Minas. Nota-se que essas empresas, na maioria dos casos (Vírgula) ficam praticamente impunes (Vírgula) o que as estimula a continuar com essas ações predatórias. (Observe que não há progressão de sentido. Reestruture as discussões)

Faz-se mister, ainda (Vírgula) salientar o  a própria população como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Brauman, sociólogo Polonês, a falta de solidez nas relações sociais, politicas e econômicas é característica da “ modernidade liquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto (Vírgula)  a falta de cobrança por parte da população e ações mais contundentes do governo para punir as empresas que gerem prejuízos ambientais e sociais é um impulsionador para a conduta das mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade), pois vem a gerar nelas a sensação de impunidade. (Reestruture as discussões apresentada. Delimite os argumentos de acordo com o tema)

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias, (Sem vírgula) para resolver esse problema. O Governo (Vírgula) através do Ministério do Meio Ambiente (MMA), deve fiscalizar de forma mais firme essas empresas para prevenir possíveis tragédias, o poder judiciário deve aplicar as sanções que já estão previstas na legislação tanto na seara civil, (Sem vírgula) administrativa quanto na penal. (Não compreende a estrutura do texto)

A população também deve fazer sua parte, através de representações de moradores deve cobrar do governo medidas contra empresas que cometam esse tipo de conduta, em adição, através das instituições não governamentais conscientizar os moradores das regiões que tem esses tipos de investimentos dos perigos e como agir em caso de acidentes envolvendo esses empreendimentos. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições de vida da populações e prevenir que novos desastres venham a acontecer. (Reestruture)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais exploradas. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo a parte do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200