A Terra clama por soluções - Banco de redações


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

Enviada em: 23/03/2019

Status:

Corrigida
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Uma das questões mais recentes e faladas no mundo é o impacto ambiental que as grandes empresas causam em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) Terra. Ao analisarmos (Sem primeira pessoa), por exemplo no Brasil, essa corrosão de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) nicho ecológico está muito crescente atualmente, um problema não só para os brasileiros, mas para o mundo. Alterações ambientais são os maiores lapsos e ruínas que o ser humano causa a todos, seja para as pessoas, animais e plantas. (Reestruture as discussões desse parágrafo)

“Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo. - Albert Schweitzer”(Não compreende a estrutura do texto)

O fato mais recente do maior país da América do Sul, o Brasil, indica o maior exemplo de grandes corporações que não se importam com o seu ecossistema. A Vale, empresa de mineração, deixou que duas de suas várias barragens se rompessem e efetuassem, infelizmente, milhares de falecimentos  falecidos, sonhos desfeitos, futuros destruídos,(Sem vírgula) e um meio ambiente danificado (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). Em dados publicados pelo jornal digital GLOBO junto ao IBAMA, dos R$784,9 milhões, apenas 3,4% das multas foram pagas, o que mostra que brechas na regularização e morosidade da justiça cooperam com a impunidade desses responsáveis. (Reestruture as discussões. Delimite e articule mais as ideias)

Em contrapartida (Vírgula) vemos (Sem primeira pessoa) o grupo O Boticário, em matéria alegada pelo jornal digital EXAME, que observando a fase atual, decidiu saber se os ingredientes contidos em seus xampus e sabonetes afetam o sistema hídrico, e como diminuir o números desses segmentos para reduzir os impactos causados por eles. Grande visão de um mundo melhor e mais correto, além de ser uma boa propaganda para a empresa. (Reestruture as ideias desse parágrafo)

Portanto, ao analisarmos (Sem primeira pessoa) os fatos mencionados e toda as alterações ambientais causadas pelos seres humanos, direta ou indiretamente, as multas devem ser maiores e mais eficientes, nas escolas o ensino ao meio ambiente deve ser mais intenso e aberto desde o tempo da pré-escola até o último ano do ensino médio. Maiores ações de empresas, como a do O Boticário, devem ser mais frequentes, como campanhas à favor do planeta por meio do governo (Vírgula) influenciando o povo brasileiro a diminuir seus hábitos mais comuns, são obrigatórios. (Reformule a proposta de intervenção)

Se cada um fizer, um pouquinho que seja, o planeta Terra, com certeza, será um mundo melhor para todos e futuras gerações. (Não compreende a estrutura do texto)

“Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe. – Francis Bacon”. (Não compreende a estrutura do texto)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, reestruture, delimite e articule mais as discussões, pois estão abordadas de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200