Impactos ambientais, como lidar? - Banco de redações


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

Enviada em: 10/03/2019

Status:

Corrigida
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Espécies extintas. Rios poluídos. Plantas afetadas. Impactos socioeconômicos e políticos. Infelizmente, é nesse contexto em que parte da população sobrevive com a ausência dos devidos cuidados com o meio ambiente e com manutenções rigorosas em barragens de rejeitos e de água. Para lidar com esses problemas, é necessário uma revisão cuidadosa em barragens de minérios, elevando os investimentos e as punições para crimes ambientais, como os ocorridos em Mariana e Brumadinho. Pois, é de extrema importância debater esse assunto na contemporaneidade brasileira. (Ideias pertinentes, no entanto delimite as discussões. Reestruture a construção da argumentação)

Então, nota-se que atualmente no Brasil é visível que os cuidados com o meio ambiente são tratados com negligência, a resolução Conama Nº 001 de 1986, enfatiza que impacto ambiental é qualquer modificação física, química e biológica no meio ambiente pela atividade humana. Assim, em 2015 (Vírgula) rompeu-se uma barragem e rejeitos da Mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, que afetou as cidades de Bento Rodrigues e Paracatu, e que foi considerada até então o maior crime ambiental do país. O crime despejou 62 milhões de metros cúbicos de lama que afetou rios e o mar, a Fauna e a Flora e o abastecimento de água na região. Agora, se os Ministérios público e ambiental incluíssem políticas públicas objetivas de prevenção e manutenção, esse crime teria sido evitado. (É preciso delimitar as ideias e articular mais os fatos apresentados para evitar um desenvolvimento superficial)

Assim, a Constituição de 1988 prevê punições aos culpados por impactos ambientais, mas no começo de 2019 outra barragem de rejeitos foi rompida, agora pela Vale, que usava o tipo de barragem A montante como na de Mariana, na qual a própria lama é a base da barragem e causando transbordamento (Problemas na construção de sentido). Os danos são irreparáveis, como os do crime de Mariana, de morte de pessoa aos impactos ambientais, os ambientalistas ainda não sabem os reais danos ao meio ambiente, mas a lama afetou o reino animal, Plantae e o reino Aquático, o clima foi afetado nos dois crimes, os rios que deságuam no Rio São Francisco estão sujos de lama, afetando centenas de pessoas que precisam da água, pois, segundo o filósofo Confúcio: "Tudo é feito de água". (Delimite e explore mais as discussões)

Em suma, a prevenção e combate aos impactos ambientais devem ser discutidos e revistos no Brasil. Com a liderança do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em conjunto com os Ministérios Público e da Defesa, devem dialogar e debater a criação de políticas públicas de investimentos e fiscalizações objetivas nas mineradoras, e criar uma lei que baniria todas as barragens do tipo a montante (Use aspas), e que agora, (Sem vírgula) as mineradoras não colocariam os rejeitos em barragens, mas sim para uma estação de tratamento que reutilizaria a lama para outros fins, como construções de casas porque a lama dura funciona como um concreto, e as políticas públicas, (Sem vírgula) seria a fiscalização objetiva e rigorosa semanais em mineradoras (Reformule essa ideia para melhorar a construção de sentido), para que outros crimes jamais serem repetidos. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite para desenvolver as discussões. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200