Impactos Ambientais - Banco de redações


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

Enviada em: 01/03/2019

Status:

Corrigida
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O Brasil é um país rico em todos os sentidos, mesmo sendo classificado em desenvolvimento (Observe que a ideia está incompleta), possui um clima propício para plantação de alimentos, o maior em extensão territorial da América do Sul, água potável em abundância, praias maravilhosas, muitas riquezas com o capitalismo, mas nas mãos de poucos, que ainda conseguem destruir criminalmente. O subdesenvolvimento nesse sentido pode-se dizer que está consumindo a nação, e que a ganância é um mal destruidor, e empobrece, e sendo evidente a destruição, com os crimes ocorridos em menos de 4 anos. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas, uma vez que as ideias estão elaboradas de modo "geral")

No final de 2015 houve o maior crime ambiental mundial da história, ocasionado pela mineradora Samarco, em Mariana (Vírgula) Estado de Minas Gerais, o que ocasionou mortes e destruição. A contaminação em 2019 ainda é evidente, o lamaçal que escorreu do rompimento da barragem matou o rio doce, onde muitas famílias se beneficiavam, obtinham seu ganha pão e alimentação, a água já não é mais potável, e provavelmente irá demorar centenas de anos para se recuperar. Em 2019  mais um crime, o de Brumadinho, ocasionado também por uma mineradora, mesma história (Evite esse tipo de construção), ainda mais mortes, contaminação do meio ambiente e destruição. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e explore mais os argumentos)

Muitos irão colocar a culpa no capitalismo (Evite esse tipo de construção), pois o desejo por dinheiro a todo custo, sem um monitoramento das extrações é o mais lógico. Mas em todo caso o capitalismo não pode parar e nem deve, é um meio de se viver, e que já existe há muito tempo. Há a necessidade de leis mais rígidas, para que evite crimes, ditos como tragédias, pelos detentores do poder. O Estado tem a obrigação e o dever de rever seus conceitos, criar novas leis, com o Ministério do Meio Ambiente, para que a fiscalização seja mais eficaz, e que possa ser evitado mais destruição desse patrimônio rico. O desenvolvimento para não ser sub., deve ser pensado, balanceado, para que não ocorra novamente. (Reformule as ideias apresentadas. Retome as discussões que são apresentadas no parágrafo de introdução)

Como dizia John Lennon, a nossa sociedade é gerida por pessoas insanas que tem objetivos insanos (Em caso de citação, use aspas para demarcar a ideia de outrem). Indiscutivelmente isso deve e pode mudar, um olhar maior, não tão economicamente, mas sim um olhar ambiental, pois recursos que não são renováveis, se perdidos não irá se recompor. Temos (Evite primeira pessoa) um planeta, uma nação, que a ganância está matando, pois, (Sem vírgula) o dinheiro é mais importante, o restante são é deixados para trás, não se deve esperar o pior, para poder concertar, e sim evitar que coisas nesse sentido aconteça, e que o patrimônio seja possível de se passar para a próxima geração. Pois dinheiro não se come ...... (Evite esse tipo de construção no texto. Reveja as ideias apresentadas. Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para garantir que o texto tenha um bom desenvolvimento. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que há problemas de adequação. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200