- Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 25/02/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hodiernamente, no Brasil, o assunto hodiernamente, (Reformue) no Brasil, o assunto educação sexual tem sido debatido muito no campos religioso e político, pois para as famílias mais conservadoras ainda é um tabu falar sobre esse tema (Vírgula) e em visão política, (Sem vírgula) eles veem como algo necessário, visto que, (Sem vírgula) o crescente número de adolescentes com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e pais de primeira viagem (Reformule essa ideia)(Sem vírgula) têm aumentado abundantemente no Estado. Desse modo, a educação sexual no Brasil é um assunto social que merece a atenção de todos, já que fornece aos jovens a sabedoria que devem ter sobre as DSTs, como também, (Sem vírgula) os riscos e consequências de uma gravidez na adolescência. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite as ideias que serão retomadas ao longo do desenvolvimento)

Precipuamente, a fase da adolescência é o período de mudanças do corpo humano, compreende dos 12 aos 21 anos de idade para a sua formação completa (Vírgula) e junto dessa transição há uma enorme curiosidade por parte desses jovens pelo seu corpo (Reformule essa ideia). Ademais, é nessa fase que os mancebos começam a se descobrirem, devido a isso e a grande fascinação pelo autoconhecimento e pouco conhecimento sobre essa fase, eles acabam por iniciarem cedo a vida sexual e ficam adeptos para as DST's adquirindo doenças devastadoras coma a Aids. Por fim, vale ressaltar o último relatório da Unaids, programa das Nações Unidas contra a Aids, mostrou que o Brasil é responsável por 40% das novas infecções por HIV na América Latina, ou seja, ainda há uma grande quantidade de pessoas leigas quando o assunto é sexo . (Delimite as discussões)

Além disso, há também, pela falta de educação sexual, o grande número de crianças que se tornam pais na adolescência, (Ponto final) No ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho no Brasil e muitos desses mancebos necessitam largar os estudos para cuidar do recém nascido, um fato que poderia ser evitado se esses juvenis tivessem um maior conhecimento, já que, como diz a socióloga Jacqueline Pitanguy, da ONG Cepia (Vírgula)  "a educação é o melhor contraceptivo". (Discussão superficial. Reestruture)

Destarte, em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Governo Federal e ao Ministério da Educação instituir a educação sexual na vida das crianças, por meio de palestras com os pais desses alunos, para mostrar que não é um tabu abordar esse tema e conscientizar o jovem para que ele não tome uma atitude que trará severas consequências para a sua vida, por fim, vale ressaltar a frase do Filósofo Immanuel Kant 'que diz ' (Dois pontos) "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". (Reestruture e articule mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para evitar discussões superficiais. Articule mais os fatos apresentados. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200