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Educação sexual na escola

Enviada em: 25/02/2019

Status:

Corrigida
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A educação sexual representa um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade brasileira. Isso se evidencia não só pelo constrangimento que as pessoas têm ao falar sobre a sexualidade de forma clara e objetiva com jovens e adolescentes, mas também pela noção ultrapassada de que somente a família tem exclusividade para lidar com o assunto.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o diálogo sobre sexo e todas as suas variantes não deve ser entendido como algo ousado, vulgar ou inadequado. Ademais, a falta de informações constitui-se como um potente vetor de propagação de mitos, preconceitos e proibições que podem (Vírgula) muitas vezes, ocasionar situações perigosas (Vírgula) tais como o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez precoce. Outrossim, uma pesquisa realizada pelo programa de sexualidade da USP mostrou que o início da vida sexual dos brasileiros situa-se entre os 13 aos 17 anos, apontando que os esclarecimentos têm de ser ainda mais antecipados para diminuir o estigma social. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas para evitar o senso comum. Apresente dados)

Outro fator existente que retarda um melhor aprofundamento sobre o tema é a convicção de que a família detém o monopólio sobre a educação sexual dos jovens e adolescentes brasileiros. Contudo, fica claro que também é dever do Estado, considerando que a sexualidade tem um sentido muito mais abrangente e diversificado do que tão somente a procriação (Reformule essa ideia). Além do mais, vale ressaltar que assuntos, como planejamento familiar, métodos contraceptivos, taxa de fecundidade, menstruação e puberdade podem ser melhor explorados nos colégios.

A escola, portanto, deve oferecer um suporte central sobre o tema da sexualidade (Reformule essa ideia), pois o ensino formalizado tem maiores chances de oferecer apoio mais adequado quanto a questões envolvendo os aspectos psicológicos da relação sexual, suas perspectivas fisiológicas e a abordagem de sentimentos como a autoestima e a confiança (Reestruture essa ideia). O governo, nesse sentido, deve aumentar a frequência de campanhas contra as DST´s nos ambientes públicos, de modo a proporcionar palestras periódicas sobre a sexualidade mediadas por equipes multidisciplinares da saúde, promovendo o contato de médicos, psicólogos e assistentes sociais dentro da sala de aula (Vírgula) a fim de que diminua o constrangimento e aumente a segurança pessoal.
 

Comentários do corretor


As ideias apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200