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Educação sexual na escola

Enviada em: 24/02/2019

Status:

Corrigida
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Em vista da atual situação brasileira acerca dos números preocupantes de gravidez na adolescência - que se encontra acima da média latino-americana -, assim como as DST’ss (Doenças Sexualmente Transmissíveis), torna-se indispensável a orientação sexual nas escolas, apesar de muitos alegarem que deve ser papel somente dos pais, (Sem vírgula) fazê-lo. (Reformule as discussões. Articule mais as ideias que serão retomadas ao longo do texto

Sabe-se que vivemos (Evite primeira pessoa) em um país onde a religião é um dos principais fatores na construção de tabus, e o sexo é um destes. Embora seja algo presente e natural na vida do ser humano, não é tratado como tal, resultando em dados alarmantes, que poderiam ser reduzidos se houvessem jovens conhecedores do seu corpo e dos direitos sobre ele; assim como cidadãos cientes dos limites das outras pessoas. De acordo com pesquisas (Quais? Cite a fonte), no Brasil, 57% das vítimas de violência sexual têm de 0 a 14 anos; em 2016, 13 mil foram atendidas nos hospitais; em 2018, foram registrados em média 164 casos de estupro por dia. (Reestruture e articule mais as ideias para evitar lacunas)

Ainda que a educação sexual (Aborde o conceito de educação sexual no texto) já esteja inserida nas escolas, é feita de maneira superficial no ensino fundamental, o que reflete na falta de informação diante dos perigos que estes jovens podem vir a enfrentar neste âmbito. Além da facilidade proporcionada pela internet, atualmente, que permite o acesso a qualquer tipo de conteúdo, tornando vulneráveis os que dela se utilizam (Reestruture essa discussão). Levando em consideração que os adolescentes integram a maior parte desse público, estão mais propícios a conhecimentos errôneos. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)

Contudo, como dever do Estado de proteger a população, tendo a educação como um dos principais meios para este fim, este teria de incluir palestras e debates acerca do assunto, para que os alunos e alunas possam tirar suas dúvidas. Além de facilitar o fornecimento dos devidos métodos contraceptivos, no Sistema Único de Saúde (SUS). A mídia, por sua vez, poderia promover mais campanhas contra DST'ss, e explanações a respeito dessas doenças, quebrando os preconceitos ainda existentes e reforçando a importância dos métodos de prevenção. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja o título. As ideias apresentadas precisam ser mais exploradas. Apresente fatos que evidenciem o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200