Educação sem tabu - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 21/02/2019

Status:

Corrigida
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Historicamente, a educação sexual é um tabu no ambiente familiar. Diante de uma crescente onda conservadora no Brasil e no mundo, essa questão recebe destaque, sendo, frequentemente, alvo de interpretações distorcidas. No entanto, dada a sua importância para o pleno desenvolvimento das novas gerações, faz-se necessário que o poder público tome medidas para garanti-la aos estudantes. (Ideias pertinentes, mas precisam ser mais articuladas)

Em primeira análise, é necessário compreender que, em grande parte, a polêmica que permeia a educação sexual deve-se à distorção sofrida por esta. Por exemplo, durante as eleições gerais do Brasil, em 2018, foram divulgadas notícias falsas sobre tal prática, como as que diziam que as escolas públicas estavam recebendo um "kit-gay" e mamadeiras que imitavam o órgão reprodutor masculino. Por conseguinte, uma grande parcela da população passou a se opor fortemente a educação sexual. (Desenvolva mais as dicussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Além disso, a educação sexual é fundamental para que crianças e adolescentes aprendam a identificar abusos sexuais e a evitar gravidez indesejada e doenças. Conforme disse o filósofo iluminista Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele (Em caso de citação, use aspas). Logo, ela é capaz de formar gerações mais conscientes e preparadas para ter uma vida segura e saudável. (Articule mais as ideias, pois o desenvolvimento das discussões está limitado)

Dado o exposto, é notório a necessidade do oferecimento de educação sexual nas escolas. Com esse fito, a mídia deve promover campanhas publicitárias, por meio do rádio, da televisão e da internet, que esclareçam a sua real função, a fim de convencer a população acerca da sua importância. Ademais, cabe ao Ministério da Educação garantir a educação sexual nas escolas de todo o país, mediante a uma parceria com o Ministério da Saúde, que disponibilizaria profissionais capacitados a ministrar palestras e atividades dinâmicas. Assim, os alunos poderiam identificar e denunciar abusos e se protegerem de doenças. Dessa forma, a educação sexual poderá auxiliar no desenvolvimento saudável das novas gerações. 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisa ser realizado um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200