Educação Sexual nas escolas = Melhor relação do jovem com o sexo - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 18/02/2019

Status:

Corrigida
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Relativo ao tema "educação sexual nas escolas", é possível afirmar que ensinar educação sexual a jovens e crianças nas escolas é extremamente importante e benéfico, visto que a escola pode não só instruí-los sobre quando iniciar a vida sexual, mas também como o fazê-lo de forma segura prevenindo-o das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). (Reestruture e explore mais as discussões do parágrafo de introdução)

O ensino de educação sexual nas escolas é de extrema importância, uma vez que muitos jovens e crianças não têm acesso nenhum às informações a cerca desse tema em suas residências, seja por ser tratado como tabu ou pelo desconhecimento dos pais em como e quando abordar esse assunto com seus filhos. Nesse momento (Vírgula) a escola tem um papel fundamental (Vírgula) tendo em vista que pode ensinar aos seus alunos não só questões relacionadas aos aparelhos reprodutores como também pode instruí-los qual o momento certo para iniciar a vida sexual. De acordo como o site Universia, uma pequisa realizada por uma marca de preservativos mostra que os jovens iniciam cada vez mais cedo à a vida sexual, o que os expõe a gravidezes indesejadas, relações abusivas e doenças sexualmente transmissíveis. É, portanto inadmissível que estando o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) garantindo os direitos da criança e do adolescente no Brasil desde 1950, o Estado não seja capaz de garantir aos seus jovens o direito às informações e instruções sobre como e quando iniciar sua vida sexual no momento mais oportuno e em uma idade mais propícia. (Reveja as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento. Delimite e articule mais as ideias)

Além disso, a escola ao ensinar educação sexual aos seus estudantes está contribuindo também para que eles ao darem início a sua vida sexual o façam de maneira segura, com o uso de métodos contraceptivos, para evitar gravidez indesejada e o uso de preservativos (Como assim? Reformule essa ideia), que são de suma importância para evitar a transmissão de DSTs. De acordo com o portal de notícias G1 (Vírgula) houve um aumento de 140% no número de casos de pessoas infectadas com o vírus do HIV, e entre os jovens o número e ainda mais alarmante. Assim, é inaceitável que o país sendo membro da Organização Mundial da Saúde, não consiga promover educação a população jovem sobre a prevenção de doenças transmissíveis por contato sexual, fazendo com que diminua o número de infecções e transmissões dessas DSTs. (Reformule a discussão apresentada)

Sendo assim, o ensino de educação sexual nas instituições de ensino para jovens e crianças demostra ser algo mais do que necessário e benéfico a ser feito pelo governo federal, pois pode garantir a saúde e o bem estar da população jovem do país. Além disso, o Ministério da Saúde em parceria com essas instituições, pais, comunidade e meios de comunicação, devem esclarecer e garantir acesso aos jovens a todas as informações sobre as relações sexuais e suas consequências quando feitas de forma segura e consciente (Ficou estranho. Reformule essa ideia). Espera-se, com isso, que a ação desses agentes em consonância com a educação sexual promovida no âmbito escolar e familiar possa promover uma melhor relação do jovem com o sexo (Vírgula)auxiliando-os na prevenção das DSTs e das gravidezes indesejadas. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Observe que existe um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. É preciso delimitar as discussões, pois o desenvolvimento está superficial. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200