Educação Sexual: Dever dos pais ou da escola? - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 17/02/2019

Status:

Corrigida
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Abortos irregulares. Gravidez indesejada. Aspectos políticos e sociais. Aumento de ISTs. Fake News. Infelizmente, é nesse contexto de problemas em que vive hoje o jovem brasileiro com a ausência da educação sexual e de informações válidas. Para tentar lidar com essas dificuldades, diversas medidas devem ser tomadas, desde o investimento em educação, transitando por uma seleção de professores capacitados, até a inclusão da educação sexual nas escolas no Brasil, já que é de extrema importância debater esse assunto delicadamente na contemporaneidade brasileira. 

Em primeira instância, nota-se que no momento atual do Brasil, (Sem vírgula) é visível que uma onda conservadora está dominando o país, por isso é importante esclarecer tabus a respeito do ensino sexual (Reformule essa ideia). A princípio, o papel da família na educação sexual é inquestionável, os familiares desempenham um dever importante de ligação afetiva da criança e do adolescente, ensinando que ela é amada e que por isso pode amar outras pessoas. Os pais estão sempre educando os filhos do ponto de vista sexual, mesmo não se dando conta disso, a forma de como o casal de relaciona e trata seus filhos é uma forma de aprendizagem sexual. Então, é indiscutível o dever da família, os parentes precisam se preparar e se conscientizar do seu papel no ensino sexual (Evite esse tipo de construção)(Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reformuladas)

Em segunda instância, compreende-se que, (Sem vírgula) a escola possui um dever significativo na educação sexual. Desde os anos 80, pesquisas mostram que a sociedade (Vírgula) de forma geral, como pais e educadores, vem defendendo o papel da escola, pois é tarefa dela também na questão de trabalhar os temas, ela é responsável pela formação integral dos jovens, é responsável pela formação da pessoa em si, e que a escola tem como diferencial a presença de crianças e adolescentes de idades semelhantes, a escola é um lugar de debate, de discussões, de reflexão e de troca de ideias. O instituto é prestigioso, e ele deve assumir o seu dever apoiado pelo setor da educação, (Sem vírgula) que, segundo o filósofo alemão Immanuel Kant: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". (Ideias pertinentes, porém precisam ser reestruturadas e mais exploradas) 

Em suma, o fato da docência sexual (Ficou estranho. Reestruture) ser um tabu inexplorado no Brasil, é necessário debater esse assunto aos poucos. Com a liderança do Ministério da educação, líderes educacionais, escolas, professores e pais, devem conversar sobre a implantação do ensino sexual nas escolas e, descartando imediatamente o projeto "Escola sem partido" (Discussão não apresentada no desenvolvimento), pacificamente, que a princípio seria apresentado na educação infantil, a fim de trabalhar os temas de acordo com as suas idades, que por sua vez, o ensino infantil é a base de tudo. E que posteriormente seria apresentado ao ensino fundamental e médio, não ensinando o ato sexual em si, mas sim com esclarecimento de dúvidas, prevenções, de conhecimento do seu próprio corpo, da importante participação de parentes, com profissionais capacitados, a fim da tão sonhada evolução na educação brasileira.  (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja e explore as discussões apresentadas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200