As melhores soluções sempre estão na educação - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 17/02/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Só existe um caminho para uma sociedade civilizada e a educação é o pilar principal de sustentação deste alicerce. O maior bem de um ser humano é o conhecimento (Evite esse tipo de construção). O homem pode obter instruções em vários canais da sociedade moderna. Mas só pode conhecer de maneira didática na escola com um mestre professor. A educação sexual não é diferente. Tabu em família, tabus na sociedade e religiões. E em qual lugar o jovem terá mais amparo que nas escolas?A escola é o lugar adequado para debater e instruir o jovem aflito com a mudança de seu corpo e os novos desejos que desabrocham com o nascer de cada novo dia. Um professor vai explicar e esclarecer a juventude de maneira correta tudo o que vão precisar saber sobre sua nova condição de vida. Seus medos, seus desejos, suas aflições e seus mitos. Para enfrentar essa nova fase da vida de maneira segura e feliz. (Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reestruture as discussões)

Só um professor pode ensinar com propriedade a uma criança o que é um carinho inocente e o que não é (Reveja essa afirmação). A um jovem o que é, e o que não é uma relação normal (Problema na construção de sentido). E para todos como é uma relação saudável e segura. Assim, bem orientados terão a correta noção de como se livrar das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e gravidezes indesejáveis e futuros abortos (Vírgula) e quem sabe até a morte. Estamos (Evite primeira pessoas no século XXI e o Brasil é o campeão em gravidez de adolescentes, (Sem vírgula) e DSTs. Isso é um absurdo (Evite esse tipo de construção). Todo mundo tem informação, mas a orientação necessária só um professor pode dar (Reveja essa ideia). É de fundamental importância, (Sem vírgula) que as escolas públicas e privadas deste país adotem em suas disciplinas a educação sexual. Será bom para os jovens, para a sociedade e para o país. (Reestruture as discussões apresentadas e delimite os argumentos)

Como deve ser esse currículo:(Evite esse tipo de construção) dos 7 aos 10 anos, os assuntos estudados são a menstruação, o prazer com o próprio corpo, os contraceptivos, a fertilização, a gravidez e o parto, tópicos que são também considerados nos níveis etários seguintes ajustados à maturidade dos alunos.Entre os 10 e os 13 anos são estudadas as alterações físicas na puberdade, as doenças venéreas, o exibicionismo, a homossexualidade e a pedofilia. No nível seguinte (dos 13 aos 16 anos) deve fazer parte do programa a desconstrução dos papéis sexuais e dos estereótipos, a família e o casamento do ponto de vista de diversas culturas, o aborto, a pornografia, a prostituição, a troca de carícias, a SIDA, (Sem vírgula) ( Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida), (Sem vírgula) e o sexo seguro. O desejo sexual com as suas variações de força e orientação, as paixões, as disfunções sexuais são alguns dos temas para ser introduzidos nos programas a partir dos 16 anos. A educação sexual é o melhor e mais poderoso anticonceptivo da humanidade! (Evite esse tipo de construção) Educação para tudo, nada se resolve sem educação, o Brasil deve fazer da educação sexual um direito e um dever de todos. (Reformule a proposta e intervenção)


 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, pois há problemas de adequação textual. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200