Prevenção têm nome: Educação - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 14/02/2019

Status:

Corrigida
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Prevenção têm  tem nome: educação (Observe que existe um espaço destinado ao título)

Desde o século X podemos observar retrocessos na educação. Foi nesta época, durante o feudalismo, que a educação tornou-se mais empobrecida culturalmente. Ainda hoje, no século XXI, conseguimos (Evite primeira pessoa) visualizar possíveis retrocessos educacionais, sendo a educação sexual infantil um dos pontos. Em uma sociedade ainda regida pelo tradicionalismo, é difícil retirar um tabu tão grande e permitir que crianças tenham a oportunidade de serem direcionadas corretamente (Virgula) desde cedo (Vírgula) sobre temas como sexo.

O Brasil é um dos países da América latina com maior número de adolescentes grávidas, sendo aproximadamente 68,4 casos dentre 1000, segundo pesquisas do G1 (Vírgula) pelo órgão mundial de saúde (OMS). Grande parcela dos casos, (Sem vírgula) é proveniente da má instrução dessas adolescentes, consequentemente nos mostrando (Evite primeira pessoa) a "falha" não somente da educação familiar, como também escolar. Outro trágico problema que tem sido decorrente e tendo significativo aumento de casos, (Sem vírgula) é a pedofilia e o assédio. A BBC realizou uma pesquisa para levantar dados sobre os registros de denúncias de pedofilia, constatando ainda, (Sem vírgula) a falta de denúncias e também de resolução dos casos. Dentre os casos pesquisados, apenas 16% disponibilizou posteriormente um feedback. (Cuidado com o excesso de informação e pouco desenvolvimento. Reestruture as discussões)

Em um país onde luta-se para melhoria da educação e sua inserção (Reestruture essa ideia), é completamente necessário compreender a relevância do aprendizado sobre a sexualidade em escolas. É necessário ensinar as nossas (Evite ideia de primeria pessoa) crianças sobre doenças transmitidas sexualmente, gravidez, métodos contraceptivos e, principalmente, sobre seus corpos. Dessa forma, criaremos (Evite primeira pessoa) crianças conscientes e preparadas para agirem da melhor forma consigo mesma, que saberão identificar "toques" invasivos e se tornarão jovens que não erraram por falta de informação, ou até mesmo informações erradas. (Reestruture as discussões. Evite um desenvolvimento superficial das ideias)

Assim, é necessário medidas governamentais que aumentem a divulgação positiva sobre o tema, para que cada vez mais entendamos (Evite primeira pessoa) que a sexologia não é um erro ou uma situação vergonhosa para se conversar, mas sim um conhecimento necessário. É preciso uma ampliação de leis e resoluções de casos de pedofilia ou assédios, possibilitando um auxílio e resolução real do crime relatado. E por fim, precisamos (Evite primeira pessoa) continuar investindo na educação como principal prevenção. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200