Quebrando o Tabu - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 12/02/2019

Status:

Corrigida
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A partir dos anos 90, (Sem vírgula) houve um aumento nas abordagens sobre sexualidade em veículos de mídias, e governamentais, mesmo que de forma sucinta, como novelas, comerciais, demostrando doenças sexualmente transmissíveis, e também, gravidez na adolescência, tornando a população do Brasil não tão leiga em informações, como em décadas anteriores. No decorrer dos anos, mesmo o assunto não sendo desconhecido, ainda se torna tabu para muitos, desde pais a professores. (Reveja as ideias apresentadas nesse parágrafo de introdução. Reestruture)

Diante disso (Vírgula)  o tema Educação Sexual, (Sem vírgula) é de extrema importância, pois é imprescindível, (Sem vírgula) que se tenha esclarecimentos sobre o assunto com educandos, pais e professores, os dois últimos, muitas vezes não conseguem nem sequer começar a falar sobre, e se o consegue se torna romantizado, não mostrando de fato os riscos (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). Possivelmente há um preconceito advindo desde sempre, já que muitos pais não tiveram essa educação, e os profissionais, não possuindo capacitações para tratar da problemática, fica ainda mais difícil, pois quando se estuda, a temática se torna simples, algo natural, sem constrangimentos. (Problemas no desenvolvimento dos argumentos. Reestruture as discussões apresentadas)

A escola nesse sentido é um viés para o debate dessa educação, e possuindo profissionais bem preparados, (Sem vírgula) irá se tornar algo natural, e quebrando o tabu, que a muitos anos é o bloqueio para que de fato se tenha essa educação. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)

Não deixando a responsabilidade dos responsáveis de fora, mas sim, (Sem vírgula) sendo feito palestras abertas e conclusivas, (Sem vírgula) para que em casa, a criança e o adolescente, possa ter um conhecimento maior, pois familiares dão mais segurança em assuntos complexos, desde que estejam preparados. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Órgãos governamentais, como o Ministério da Saúde, junto ao Ministério da Educação, formando uma parceria nesse tema, chegará as escolas e lares brasileiros, e de forma suave, se tornando algo natural com o decorrer dos anos, e mesmo uma criança pequena fazendo perguntas ainda consideradas vergonhosas, a resposta se tornará normal e simples, como Immanuel Kant dizia, o ser humano é aquilo que a educação faz dele (Em caso de citação, use aspas para demarcar a ideia de outrem)(Reestruture a proposta de intervenção, pois está superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto estão superficiais. Desse modo, apresente fatos que evideciem o problema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200