A educação. - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 08/02/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Consoante Paulo Freire, filósofo brasileiro, (Dois pontos) '' Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Ou seja, a educação é um poderoso agente de transformação social. Ainda assim, a falta de um currículo escolar amplo acerca da educação sexual (Apresente o coneito de educação sexual ainda no parágrafo de introdução), no Brasil, seja por visões arcaicas sobre esse tema ou pela falta de uma legislação específica vai em oposição as ideias defendidas por Paulo Freire. Por conseguinte, urge que medidas sejam tomadas para reverter esse quadro.

Em primeira análise, vale pontuar que a presença de visões arcaicas sobre a educação sexual dificulta sua plena inserção na grade curricular escolar. Conforme, Albert Einstein, físico alemão, (Dois pontos) " é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Sob tal ótica, a existência de visões arcaicas sobre sexo e sexualidade criam preconceitos e esterótipos, a título de exemplo, que "a escola está ensinado temas pornográficos para as crianças". Assim sendo, temas importantes com o risco de uma gravidez na adolescência ou as moléstias contraídas por via sexual, como a aids ou sífilis, são impedidos de serem debatidos na sala de aula com a veemência que necessitam. (Delimite as ideias apresentadas. Explore mais para evitar um desenvolvimento semelhante ao senso comum, apresente fatos)

Além disso, a inexistência de uma legislação específica sobre a educação sexual impossibilita o explanação a expansão desse tema na sala de aula. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa para transformar o mundo (Em caso de citação, use aspas). Enfim, sem uma legislação específica não é possível capacitar adequadamente o docente para ministrar esse tema, haja vista que não existe diretrizes esmiuçadas sobre quais assuntos devem ou não ser ensinados, mas também não torna obrigatório que as escolas de adequarem , para ficarem aptas de instruir os alunos sobre a educação sexual. Logo, é inadmissível que o um pais democrático, como o Brasil, não possuir uma legislação específica para esse tema. (Reveja as ideias apresentadas e reesruture)

É evidente, por tanto portanto, que medidas devem ser tomadas para reverter esse quadro. Dessa forma, cabe a mídia, por meio de séries e novelas, desconstruir visões arcaicas e preconceituosas sobre a educação sexual, a fim de permitir que esse tema possa ser debatido livremente na esfera escolar. Dessarte, o Governo Federal, na figura do Legislativo, através de projetos de lei, deve aprovar uma legislação específica para esse tema, para "esmiuçar" as diretrizes que devêm devem ser ministradas pelo professores e as obrigações da escola. E, assim, o Brasil siga as ideias propostas propostas por Paulo Freire. (Reestruture. Articule mais as ideias da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200