- Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 08/02/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, observa-se uma maior liberdade de vivências e experiências sexuais, (Sem vírgula) que se traduzem na ampliação da exposição de conteúdos e entretenimento com referências sexuais, gerando um forte estímulo para uma iniciação sexual precoce entre jovens. (Reveja o tema e reestruture as discussões. Apresente a tese)

Como consequência dessa iniciação precoce, na sociedade brasileira, registra-se um aumento vertiginoso nos novos casos de infecção pelo vírus HIV entre jovens de 15 á 24 anos, de outras infecções (sífilis e hepatites virais) (Vírgula) além de gravidez indesejável entre mulheres jovens da mesma faixa etária. Na maioria dos casos, a omissão da família em abordar o assunto com os jovens por considerá-lo um tabu e a falta de preparo psicopedagogo do corpo docente das escolas no país, expõem os jovens brasileiros aos agravos de saúde e a falta de estruturação familiar, assim como, (Sem vírgula) compromete a formação cidadã e educacional.  (Reestruture as ideias apresentadas)

Portanto, indubitavelmente, é necessário que haja uma política pública educacional voltada para a implementação de um projeto psicopedagógico com conteúdo programático, alicerçada nas diretrizes da base nacional comum curricular, que vise difundir o conhecimento sobre o ato sexual para além do aspecto biológico, abordando também, (Sem vírgula) aspectos psicológicos e sociais da sexualidade humana dentro da sociedade moderna. (Discussões pertinentes, no entanto não compreende a estrutura do texto)

Dessa forma, a inserção de tais conteúdos dentro do âmbito escolar não visa uma "erotização" do tema aos jovens ou um recrutamento para "ideologias de gênero e orientação sexual"  como setores mais conservadores da sociedade divulgam. A iniciativa gorvenamental, em trazer uma discussão constante do tema em salas de aula, acarretará uma participação da família nesse processo de divulgação de informações e esclarecimentos. (Não compreende a estrutura do texto)

Assim, haverá garantia que os jovens brasileiros façam escolhas conscientes e saudáveis sobre a iniciação sexual e suas vivências sexuais,  e dessa maneira, exercer com plenitude o direito à liberdade e dignidade humana, um dos alicerces da democracia. (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Além disso, delimite as ideias apresentadas e explore mais os argumentos para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200