Escola vs Família - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 07/02/2019

Status:

Corrigida
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Recentemente a discussão sobre a sexualidade das crianças e adolescentes ganhou um destaque maior em decorrência da cartilha escolar de orientação sexual não tradicional (Vírgula) a qual foi apelidada de Kit gay (Vírgula) e ferozmente criticada pelo presidente Bolsonaro. Relativo a essa proposta de educação sexual nas escolas, é possível destacar tantos aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado; (Sem ponto e vírgula) as informações acerca das implicações patológicas decorrentes do ato sexual seriam transmitidas com mais eficiência pelas instituições de ensino, por outro; (Sem ponto e vírgula) a interferência de terceiros em assuntos tão íntimos pode acarretar conflitos numa boa parte das famílias brasileiras (Observe que há um lado positivo e negativo)(Reveja as informações apresentadas e reestruture as discussões que serão retomadas ao longo do texto)

(Observe que não há retomada de uma discussão apresentada anteriormente) A priori, é preciso reconhecer que a gravidez em idade precoce (Vírgula) assim como a AIDS são problemas de saúde pública que vêm se agravando devido à falta de informação suficiente acerca dos métodos contraceptivos. Tal assertiva foi reforçada pelo relatório do programa das Nações Unidas contra a AIDS (Vírgula) o qual revelou que das novas infecções por HIV na América Latina, 40% é do Brasil. Dessa forma, as consequências da defasada ou inexistente propagação de informações de combate às DST’s estão emergindo na atualidade e, se providências não forem tomadas, elas aumentaram no futuro recente. (Reestruture as discussões. Delimite os argumentos)

Em contrapartida, a onda conservadora intensa que o país experimenta na atualidade revela um apego da maioria dos brasileiros pelas relações heteroafetivas tradicionais e os fazem escolher pela orientação de tais assuntos apenas no seio familiar. Vale lembrar que a população brasileira é majoritariamente cristã (Vírgula) a qual defende a heterossexualidade como elemento basilar da concepção tradicional de família, além disso, a educação sexual escolar, como foi visto na cartilha supracitada, mostrou um forte conteúdo ideológico a favor de orientações não tradicionais, assim é compreensível a contrariedade das pessoas a esses materiais (Reveja essa informação, uma vez que fora desmentida). Com isso, a insurgência de conflitos familiares motivados por comportamentos heterossexuais ou homossexuais não adequados pode ser evitada ao se restringir a educação sexual dos infantes aos país ou responsáveis legais. (Reformule as discussões apresentadas. Apresente fatos e articule de acordo com o tema)

Diante do que foi explanado, é notório que a educação sexual escolar quanto a familiar é importante e indispensável para a manutenção da saúde e bom convívio familiar. Contudo, tais educadores não devem entrar em disputa, ao contrário precisam agir de forma colaborativa. Por isso, as instituições poderiam enviar a ementa da disciplina aos país e também disponibilizar a matéria como optativa; já os país devem acompanhar com mais frequência nos estudos e discutir abertamente sobre gravidez e DST’s. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200