Educação é o melhor contraceptivo - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 04/02/2019

Status:

Corrigida
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Um estudo feito pela Federação Internacional de Planejamento Familiar mostrou que, comparado com outros países da América Latina, o Brasil fica a desejar quando o assunto é educação sexual na grade curricular das escolas, pois o tema ainda envolve mitos, tabus e constrangimentos para pais e professores. Mas quais as consequências que a falta de conhecimento sobre esse assunto causa na sociedade? (Discussões apresentadas pertinentes, no entanto apresente mais ideias para que sejam retomadas ao longo do texto)

É na puberdade em que nossos corpos passam por transformações (Vírgula) e diante disso surgem diversas dúvidas, como por exemplo, (Sem vírgula) surgimento de pelos pubianos, crescimento das mamas femininas, menstruação e entre outras. É ai (Cuidado com as marcas de oralidade) então que entra a educação sexual para explicar e aconselhar sobre temas como o sexo, gravidez, aborto, métodos contraceptivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Segundo O relatório recente da Unaids, programa das Nações Unidas contra a Aids, mostra que o Brasil é responsável por 40% das novas infecções por HIV na América Latina, pois a carência e falta de recursos adequados sobre a sexualidade deixa jovens e adolescentes desprovidos de conhecimentos causando gravidez precoce, doenças como sífilis, herpes genital, gonorreia e tantos outros dados irreparáveis para a saúde. (Releia a proposta. Explore mais os argumentos)

Infere-se, portanto, (Redundância)  pais deixarem tabus de lado (Problemas na construção de sentido) e explicarem a seus filhos sobre educação sexual (Vírgula) assim como também Ministérios da Saúde e Educação darem palestras regulamentes a sociedade sobre tal assunto (Vírgula) a fim de diminuir casos de gravidez na adolescência e DTS. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


E importante apresentar argumentos que sejam ligados ao tema. Delimite as ideias e apresente fatos que evidenciem o problema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200