Sexualidade: Como orientar os adolescentes? - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 04/02/2019

Status:

Corrigida
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Segundo o médico neurologista Sigmund Freud - "O sonho é a satisfação de que o desejo se realize". Hoje, com o avanço tecnológico, os jovens estão cada vez mais expostos a diversos conteúdos, levando-os a satisfazer suas próprias vontades, quebrando os princípios tradicionais (Desenvolva mais essa ideia). A sexualidade ainda é um tabu para a sociedade, pois ainda é pouco discutido nas escolas e os pais não chegam a dialogar com seus filhos sobre o assunto.

Para Freud, o ID é a instância mais antiga do inconsciente, cujo funciona segundo o princípio do prazer e dos impulsos de querer algo para si. Portanto, os adolescentes não conseguem controlar suas emoções por ainda estarem em processo de amadurecimento e acabam não tendo consciência do que suas ações repentinas poderão causar no futuro. Quando estes começam a receber informações (Vírgula) bruscamente, despertam curiosidades e optam-se a querer fazer o mesmo, sem saber se estão preparados psicologicamente para viver realidades opostas a sua idade, pois não querem mais ser vistos como crianças. Abordagem superficial do tema. Reveja a proposta e aborde mais sobre a educação sexual na escola)

As mídias sociais também favorecem o rápido alcance ao conhecimento, pelos quais ainda não deveriam saber (Reestruture essa ideia). A apologia ao sexo (Vírgula) por exemplo, faz com que muitos jovens iniciem sua vida sexual muito cedo, o que poderá ocasionar vários problemas como o aumento do índice de Doenças sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez precoce. Tudo isso ocorre pela falta de orientação de pessoas mais instruídas que não impõem uma boa conversa em prática sobre o tema. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões)

Sendo assim, nota-se que a adolescência (Vírgula) em sua fase inicial, desperta muitas curiosidades e revelações, o que deixa vulnerável e confuso. Nisso, os pais e as instituições de ensino devem ajudá-los a tirar suas dúvidas sobre qualquer assunto e ensiná-los a se preparar para a realidade, através de projetos e palestras realizados por profissionais de saúde, pois um passo incorreto pode ser prejudicial. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais direcionadas ao que propõe o tema. Reformule e delimite as ideias, além disso apresente fatos que evidenciem o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200