O paradigma da educação sexual nas escolas - Banco de redações


Educação sexual na escola

Enviada em: 04/02/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Fazendo um panorama atual da educação nas escolas, nota-se que o grande desafio para os educadores de hoje é a educação sexual. Nesse contexto, a escola é, indubitavelmente, grande responsável na educação das crianças e, consequentemente, na formação do caráter do cidadão, por isso deve ser criteriosa ao ensinar a educação sexual aos alunos de forma em geral. Primeiro que é de responsabilidade da família educar seus filhos conforme seus próprios conceitos morais, segundo porque o assunto deve ser tratado como ciência e não como ideologia de gênero. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

Diante desse cenário, a família deve assumir seu papel de educar os filhos, os pais estão transmitindo sua responsabilidade de educar a terceiros (Evite esse tipo de construção), as escolas, fazendo que com isso os filhos cresçam sem conceitos familiares (Reformule essa ideia). Em razão disso, as crianças de hoje aprendem sobre a educação sexual em todos os lugares, redes sociais, televisão, a própria escola, contudo não recebem a devida educação dos pais. Isso porque estão sempre sem tempo suficiente para os filhos, assim deixam toda sua responsabilidade para as escolas, literalmente uma inversão de valores éticos e morais. (Problemas na construção da argumentação. Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento. Delimite as ideias, apresente fatos que evidenciem o problema)

Por outro lado, a escola é sim grande responsável na educação e formação do cidadão, não única responsável, pois educação é feita de forma conjunta, família, escola e sociedade. Neste contexto, na atual conjuntura da educação no Brasil, a escola deve tratar a educação sexual conforme trata a educação religiosa, de forma imparcial, apenas como uma ciência, até porque o Brasil é um país laico (Reveja essa ideia: como pensar ensino religioso em sala de aula em um país laico? Reestruture essa analogia). Diante disso, a educação sexual nas escolas deve pautar-se no ensino como ciência, e não em uma ideologia de gênero (É importante apresentar os conceitos no texto), pois o papel da escola é potencializar o próprio os conceitos trazidos pelo aluno do seu dia-a-dia dia a dia, do seu convívio família  familiar. Seguindo essa ótica, o grande desafio das escolas é maximizar os próprios valores éticos e morais da criança, sem influenciar sua formação baseadas em ideologias sociais. (Abordagem superficial das ideias apresentadas)

Portanto, o paradigma da educação sexual nas escolas deve ser pautado em fomentar o crescimento pessoal, potencializar a formação do caráter segundo a vida pessoal de cada criança, e não inserir ideologias sociais (Como isso é possível? Reestruture essa ideia). Pois a educação sexual deve ser feita de forma conjunta entre a família, a escola e a sociedade, pois ensinar é dever de todos. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200