Círculo vicioso. - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 26/01/2019

Status:

Corrigida
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No livro " Os Miseráveis", do francês Victor Hugo, Jean Valdejan, personagem principal, entra na criminalidade, a fim de roubar um pão, para matar sua fome. Infelizmente, no Brasil, muitos jovens entram no mundo do crime seja por causa da pobreza, seja por causa do evasão escolar. Logo, urge que medidas sejam realizadas para atenuar esse caso. (Explore mais as discussões que serão retomadas ao longo do desenvolvimento)

Em primeira análise, cabe pontuar que a pobreza incentiva ,ativamente, a entrada do adolescente na criminalidade. Isto já que, diante de um situação de miséria extrema, o jovem vê-se sem os mínimos recursos para uma vida digna e, por fim, ver na criminalidade um mecanismo para o suprimento de suas necessidades, pois é, em teoria, fácil conseguir dinheiro ou outros bens de consumo. Dessa forma, a pobreza atua no aumento dos índices de criminalidade praticados por jovens. (Abordagem superficial. Reestruture, delimite e explore mais)

Em segundo plano, vale ressaltar que a evasão escolar também atua, fortemente, no aumento do número de crimes praticados por jovens. Isso porque, sem uma base educacional sólida, o adolescente não tem pleno acesso ao conceito de cidadania e sobre a direitos e deveres, mas também reduz as chances deste encontram (Problemas na construção de sentido) um bom emprego, visto que o mercado preza por funcionários com uma alto grau de conhecimentos.Portanto, medidas devem ser tomadas com urgência para atenuar os índices de evasão escolar entre os jovens.

É evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para modificar esse quadro. Dessa forma, o Governo Federal, em parceira com o Sebrae, através de ampliação de pontos de cursos de proficiência e licitações, com empresas privadas, deve oferecer emprego e bases educacionais amplas e abrangentes, a fim de evitar a pobreza e formação educacional deficitária. (Desenvolvimento limitado. Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200