Evasão escolar como impulsionadora da criminalidade entre jovens - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 21/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Consoante ao filósofo grego Pitágoras, (Dois pontos) “É necessário educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens”. De maneira análoga a crescente criminalidade entre jovens brasileiros, é evidente que uma educação mal estruturada e ineficaz contribui de maneira direta para o aumento desse quadro. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse contexto.

A educação é um dos principais elementos na contribuição do desenvolvimento de um país. Tendo em vista sua importância na esfera social, é necessário que ela seja acessível a todos e principalmente aos jovens. Porém, muitos desses jovens encontram dificuldades para frequentar escolas, seja por problemas familiares ou pela falta de interesse (Explore mais essa discussão nesse parágrafo de desenvolvimento). O problema da evasão escolar muitas vezes é refletido no aumento da criminalidade entre os jovens brasileiros (Vírgula) e esse aumento foi de aproximadamente seis vezes em pouco menos de quinze anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Diante do exposto, o Brasil caminha a cada dia para se tornar uma sociedade violenta e caótica.

Faz-se mister (Evite termos clichês), ainda, salientar a evasão escolar como impulsionadora do problema. Jovens que abandonam a escola têm uma maior tendência a ter contato com o mundo do crime, pois usam do tempo que a escola ocupava para aprenderem práticas criminosas e executá-las. A educação no Brasil, por ser mal estruturada e automatizada (Como assim?), acaba fazendo com que jovens tenham desinteresse ao frequentar as escolas e trocar a educação pela criminalidade, também a falta de oportunidades agrava o contexto de jovens em contato direto com o crime. A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, garante a todos o direito à educação e ao bem-estar social, porém, na prática é perceptível que nem todos são contemplados com uma educação eficiente e o resultado ocasiona o aumento de crimes entre os jovens. 

Portanto, indubitavelmente, cabe ao Estado garantir que a evasão escolar seja diminuída e assegurar o acesso à educação aos jovens brasileiros, adotando medidas como um ensino de qualidade, uma melhor capacitação de professores, mais atividades práticas e não somente teóricas, instauração de laboratórios bem equipados e incentivo a cursos profissionalizantes juntamente com o Ensino Médio. Dessa forma, os jovens ficarão cada vez mais distantes da criminalidade e as taxas de evasão escolar só tende a cair. (Proposta precisa ser mais detalhada)
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200