Caminhos para diminuir a criminalização entre os jovens brasileiros - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 20/01/2019

Status:

Corrigida
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A criminalidade entre os jovens no Brasil vem aumentando continuamente ao longo dos anos e resulta de diversos fatores que estão sendo negligenciados, dentre os quais destaca-se: a falta de estruturação familiar, o aumento da evasão escolar e a falta de programas sociais voltados para o desenvolvimento intelectual dos jovens. (Ideias pertinentes. Explore mais as discussões; cite um fato histórico para complementar as ideias apresentadas)

É comum hoje em dia a desestruturação familiar, que reflete em mães ou país pais solteiros tendo a difícil tarefa de trabalharem e cuidarem da educação de seus filhos, condicionando que uma das tarefas seja colocada de lado, normalmente a criação dos filhos, visto que os país tendem a passar a maior parte do tempo no trabalho. Sozinhos em casa esses adolescentes passam a maior parte do tempo em ociosidade, em muitos dos casos abrindo margem para que se envolvam com o mundo do crime. (Discussões desenvolvidas de modo superficial)

Seja pela falta de supervisão dos pais nas atividades escolares ou por necessidade de trabalharem para ajudar no sustento familiar, muito desses jovens têm um mal desempenho escolar o que reflete no aumento o número de evasão escolar (Reveja essa discussão). Para que isto não ocorram (Vírgula) é muito importante o papel do Estado, com a criação de programas sociais que venham a ocupar a ociosidade desses jovens, com atividades culturais, de esporte ou lazer e programas que venham a monitorar tanto o desempenho como a frequência escolar. (Reestruture as discussões. Reveja a estrutura do desenvolvimento)

É necessário ainda incentivos para iniciativa privada para ampliação de políticas de inserção dos jovens no mercado de trabalho, sem que isso interfira na sua carga horária escolar, como é caso dos sucedidos programas de jovens aprendizes, no qual o jovem pode trabalhar sem que necessariamente tenha que abandonar a sala de aula, visto que a jornada de trabalho é reduzida. São alternativas como estas que possivelmente diminuirão a criminalização entre os jovens brasileiros. (Explore mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém precisam ser reestruturadas e mais exploradas para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200