A criminalidade juvenil no Brasil - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 13/01/2019

Status:

Corrigida
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Os crimes realizados por menores de idade têm ganhado destaque nos últimos anos (Vírgula)visto que o número de casos e de reincidentes aumenta e as práticas para reduzi-los não são eficientes. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

A criminalidade entre jovens geralmente é ocasionada por falta de escolaridade, pouca perspectiva de sucesso na vida fora do crime, influência de terceiros, dificuldades financeiras entre outros fatores. No Brasil, apesar de o ensino ser valorizado, ainda faltam oportunidades e incentivos para que os mais pobres terminem os estudos e encontrem emprego. Isso (Vírgula) muitas vezes, acaba sendo um estímulo para que o jovem não finalize os estudos e inicie uma vida no crime, por acreditar ser mais fácil de obter sustento e que dificilmente será punido por infringir a lei. (Reestruture as discussões)

Dentre os crimes mais praticados por adolescentes estão o roubo, tráfico de drogas, homicídio e furto (Reestruture essa ideia). Para evitá-los, o governo precisa gerar mais oportunidades de emprego aos mais carentes e também melhorar o sistema de ensino (Vírgula) já que muitas vezes o jovem tem contato com o crime dentro da própria escola, (Ponto final) Outra ação que deve ser tomada é o aumento da segurança pública (Vírgula) pois muitos criminosos veem na impunidade uma chance de continuar na vida do crime (Vírgula) pois percebem que as leis não funcionam como deveriam. (Discussões superficiais. Reestruture e explore mais as ideias)

A criminalidade no Brasil é um tema delicado pois envolve diversos setores como segurança, educação, legislação, entre outros. É preciso realizar uma reestruturação em muitas vertentes destes setores para que mudanças significativas possam ser identificadas nos próximos anos. (Proposta superficial. Reestruture as discussões)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são superficiais. Reestruture e explore mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200