A redução da maioridade penal resolveria o problema da criminalidade jovial? - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 11/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da violência no país, principalmente quando se atua como autores dos delitos (Vírgula) os menores de idade. Nesta ótica, cogita-se com freqüência, tramitando inclusive vários projetos no Congresso Nacional (Vírgula) a possibilidade de reduzir a maioridade penal com o intuito de diminuir o índice de criminalidade cometido por jovens menores de 18 anos. (Ideias pertinentes, mas podem ser mais exploradas no parágrafo de introdução)

Há registros históricos de que a criminalidade a cada dia que passa mais aumenta no País (Evite esse tipo de construção), e que mesmo os jovens que são responsabilizados seja por apreensão (Vírgula) seja por prestação de serviços a comunidade (Vírgula) resta por reincidirem. Deste modo, indaga-se se as penalidade aplicadas aos infratores são suficientes para atingir a finalidade da pena, que é a ressocialização do individuo. Neste contexto, alguns argumentam que a redução da maioridade penal seria a melhor forma de resolver o problema, pois, assim os menores que até então acreditam que podem cometer vários delitos e não sofrer qualquer contrapartida do Estado, poderiam ser presos e pagarem pelos seus crimes. Por outro lado, parte dos cidadãos acreditam que melhor seria se o Estado implementasse políticas para a execução correta das leis já existentes para menores infratores. (As ideias estão desenvolvidas de modo geral. Reestruture as discussões)

Analisando o contexto legal existentes, subentende-se que o problema não está no déficit da criação de leis, mais sim na execução destas, pois, (Sem vírgula) a lei existe, porém não é devidamente aplicada muitas vezes por falta de recursos, como por exemplo falta de centros socioeducativos no caso em questão. (Desenvolvimento limitado. Reestruture as discussões apresentadas)

E virtude do que foi mencionado, observando o atual estado que o país se encontra (Essa discussão precisa ser mais explorada), conclui-se que a redução da maioridade penal não é a melhor opção para a diminuição da criminalidade, pois, reduzindo-a, o país esta procrastinando o problema, e não resolvendo (Deixe essa ideia evidente nos parágrafos de desenvolvimento). Vale salientar que, (Sem vírgula) a finalidade da aplicação da pena é ressocializar, (Sem vírgula) e não transformar o apenado em um delinquente de maior periculosidade, como ocorre atualmente. (Reestruture e explore mais as discussões da proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As ideias são pertinentes ao tema, no entanto devem ser mais exploradas, uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200