Atlas da criminalidade entre os jovens no Brasil - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 11/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A cada dia que passa mais jovens e adolescentes deixam a inocência da juventude de lado para dar lugar ao universo sombrio do crime. Ao invés das salas de aulas e esportes, os jovens brincam com armas de fogo, canivetes e facas, as drogas ganharam espaço nos centros urbanos (Vírgula) e consequentemente ganhou espaço no meio familiar que cada vez mais desestruturado e desorganizado ocasionaram o detrimento de inúmeras famílias (Reestruture essa ideia). É notório que a criminalidade vem crescendo gradativamente em grandes centros urbanos no Brasil envolvendo um aumento da participação dos jovens no mundo do crime, dentre tantos fatores, as evidências dessa realidade são consequência da proliferação de drogas e a ausência de programas governamentais para o atendimento dos menores de idade. 

Observa -se que, (Sem vírgula) os adolescentes são os alvos preferencial preferenciais dos criminosos, pois é na passagem da infância para a adolescência que surgem pressões entre grupos de amigos, a curiosidade e a busca da autoestima. O uso de substâncias químicas além de provocar dependência, causa envolvimento dos usuários com a violência tendo que cometer atos ilícitos para sustentar o seu vício, além disso, as escolas não possuem estruturas suficientes para suprir diversas necessidades de uma boa educação com qualidade. (Muitas ideias, mas estão pouco exploradas. Reformule)

Diante desta perspectiva (Vírgula) estes desafios devem ser superados para que uma sociedade integrada seja alcançada, (Ponto final) A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente, contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no aumento das taxas de criminalidade no Brasil. Falta curso de capacitação e implementação dos programas voltados para a cidadania, são raros os estabelecimentos de ensino que desenvolvem as ações culturais, esportivas e artísticas, percebe -se que existe a carência de conteúdos para expandir o horizonte dos alunos. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture)

Portanto, a criminalidade entre os jovens brasileiros só terá números favoráveis (Reveja essa ideia) quando o poder público atuar de forma sistemática nos bairros da periferia levando segurança, saúde e transporte público de qualidade. Soma -se a isso, (Sem vírgula) a geração de emprego e de renda, (Ponto final) O Governo Federal, através do MEC (Ministério da Educação), deve criar escolas de tempo integral, onde os alunos poderão ter acesso ao esporte, a cultura, lazer e merenda escolar de qualidade. Deve -se também criar parceria entre as escolas e as empresas para que os jovens já saiam do ambiente escolar para o ambiente corporativo. 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. As ideias apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200